TRT-RS alerta sobre golpe envolvendo decisões judiciais falsificadas

Leia em 2min 10s

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado envolvendo ações trabalhistas em andamento. Criminosos estão falsificando decisões judiciais autênticas e entrando em contato com os trabalhadores que ingressaram com processos para solicitar valores.

Como funciona o golpe

Os golpistas conseguem informações reais dos processos em andamento, incluindo o número, os nomes dos advogados e do juiz, por exemplo. 

De posse desses dados, eles enviam um documento falso ao autor da ação, informando que ele teria ganho a causa sem possibilidade de recurso da empresa. 

Esse contato inicial é seguido de um pedido de pagamento de valores com a promessa de que a vítima receberá o montante total posteriormente.

O golpe ocorre, principalmente, por meio de mensagens de WhatsApp. Uma vez feito o pagamento, os criminosos desaparecem e desativam os canais de contato.

Outros golpes semelhantes

Golpe da guia falsa: Os criminosos enviam documentos falsos simulando guias judiciais e solicitam depósitos de valores com justificativas enganosas, como liberação de certidões ou levantamento de valores.

Golpe da falsa intimação para pagamento: Intimações falsas são enviadas por e-mail, contendo timbres e assinaturas fraudulentas, exigindo pagamentos indevidos. Os e-mails fraudulentos não devem ser confundidos com e-mails verdadeiros enviados por oficiais de justiça, cujo remetente sempre termina com @trt4.jus.br e contêm apenas arquivos PDF assinados eletronicamente.

Golpe do recolhimento de custas em precatórios: Os fraudadores se passam por advogados e informam que o reclamante precisa pagar uma taxa para obter uma "Declaração Anual de Isenção de Imposto de Renda".

Como se proteger

Desconfie de contatos diretos do Tribunal: O TRT-RS não solicita pagamentos diretamente às partes envolvidas nos processos. A comunicação oficial ocorre, geralmente, por meio dos advogados.

Verifique a autenticidade dos e-mails: E-mails enviados por oficiais de justiça possuem a extensão @trt4.jus.br e contêm apenas arquivos PDF assinados eletronicamente.

Confirme com o(a) advogado(a): Sempre entre em contato com seu advogado ou advogada, ou com a unidade judiciária, para esclarecer dúvidas antes de realizar qualquer pagamento.

Evite clicar em links desconhecidos: Golpistas utilizam links fraudulentos para enganar as vítimas. Caso receba uma mensagem suspeita, busque informações diretamente no site oficial do TRT-RS.

Onde Denunciar

Se você suspeita de um golpe ou recebeu uma abordagem suspeita:

  • Entre em contato com seu advogado ou advogada, ou com a unidade judiciária onde seu processo tramita.

  • Denuncie à Corregedoria do TRT-RS pelo e-mail corregedoria@trt4.jus.br.

  • Caso tenha sofrido um prejuízo financeiro, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou na delegacia virtual do seu Estado.

  • Fique atento e compartilhe essa informação com colegas, amigos e familiares para evitar que mais pessoas sejam vítimas desses golpes.

Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)

Fonte: TRT 4ª Região – 13/03/2025


Veja também

Governo federal confirma tarifa zero para alimentos

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do Ministério do Desenvolvimen...

Veja mais
Demora da Receita não pode impedir adesão a programa de regularização

O contribuinte não pode ser impedido de aderir a um programa de transação tributária para regularizar sua situação...

Veja mais
TRT 3ª Região – Tribunal Pleno admite novo IRDR

Em reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (13/3), no TRT-MG, o Tribunal Pleno admitiu, por maioria do plenár...

Veja mais
Prazo para regularizar situação eleitoral vai até 19 de maio

O estado de São Paulo tem atualmente mais de 1,3 milhões de eleitores em situação irregular. Só na capital, as pend...

Veja mais
Publicada a redação final das 21 novas teses de recursos repetitivos

O Tribunal Superior do Trabalho editou 21 novas teses de recursos repetitivos (IRR), em reafirmação da jurisprudência...

Veja mais
Justiça do Trabalho passará a notificar AGU sobre conduta culposa de empresas em acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho editou normativo que estabelece diretrizes nacionais para que juízes notifiquem a Advocacia-Gera...

Veja mais
Em caso de extinção parcial do processo, honorários devem ser proporcionais ao que foi julgado

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o entendimento segundo o qual, nos casos de extinção...

Veja mais
Governo cria o Crédito do Trabalhador, linha com juros mais baixos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira, 12 de março, a Medida Provisória que institui a li...

Veja mais
Confira regras do IRPF 2025; prazo para declaração começa na segunda

Uma das principais ferramentas que agiliza a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, a declaração...

Veja mais