Receita Federal – Nota de Esclarecimento

Leia em 2min

Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda

A respeito de informações incorretas que circulam sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, a Receita Federal esclarece:

  1. Não é verdade que a falta de entrega de declaração leva a bloqueio de CPF, impedimento de casamento, ou muito menos prisão. Isso são fake news.

  2. O máximo que acontece com o CPF na falta de declaração é a anotação de "pendente de regularização". Esse status cadastral apenas aponta que a Receita Federal identificou a obrigatoriedade da entrega da declaração, mas ainda não a recebeu.

  3. As normas da Receita Federal não autorizam que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições ao cidadão apenas por estar com o CPF "pendente de regularização".

  4. A situação de "pendente de regularização" não tem caráter punitivo e não impede o exercício de direitos. Ela serve apenas como um alerta para que a pessoa regularize sua situação com o Fisco.

  5. Vale lembrar que cerca de 60% das declarações resultam em imposto a restituir. Ou seja, entregar a declaração é um dever, mas também um direito que pode trazer benefícios ao contribuinte.

  6. No serviço Meu Imposto de Renda, o cidadão pode verificar se está com alguma declaração em atraso e ver os dados usados pela Receita para classificá-lo como obrigado a declarar. O sistema também permite fazer a declaração de forma prática e online, com dados já preenchidos, o que ajuda a regularizar a situação do CPF. O serviço está disponível no aplicativo Receita Federal ou no programa que pode ser baixado e instalado no computador.

  7. Na hipótese de um contribuinte não enviar declaração do imposto de renda da pessoa física a que estava obrigado, a Receita Federal não tem competência legal para realizar qualquer restrição junto ao sistema bancário, como bloqueio de contas de contribuintes, por exemplo.

  8. Por fim, não existe hipótese de um contribuinte ser preso por não enviar declaração do imposto de renda da pessoa física ou mesmo por ter dívida com o fisco. O simples fato de um contribuinte não enviar a declaração do Imposto de renda a que estava obrigado não configura crime.

  9. De qualquer forma, é importante que a declaração seja feita até o dia 30 de maio, evitando a multa por atraso e para que o contribuinte receba o quanto antes eventual restituição a que tenha direito.

Fonte: Receita Federal – 09/04/2025


Veja também

Produção de bens não tributados também gera crédito de IPI, reafirma STJ

O benefício fiscal do artigo 11 da Lei 9.779/1999, que concede crédito de Imposto sobre Produtos Industrializados (IP...

Veja mais
TST determina suspensão nos Temas 29, 30 e 32; confira acórdãos dos Temas 71 a 88

Em 28/3, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga, enviou ofícios aos regionais tr...

Veja mais
TRT 4ª Região – PJe estará indisponível das 22h de sábado (12/4) às 22h de domingo (13/4)

O sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) estará indisponível das 22h de sábado (12/4) às 22h de domingo (13/4)....

Veja mais
Crédito do Trabalhador: orientações sobre o empréstimo consignado no eSocial

A Medida Provisória nº 1.292, de 12 de Março de 2025, alterou a Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, para insti...

Veja mais
Justiça nega dispensa discriminatória a trabalhadora acometida por doença não estigmatizante

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região negou, por maioria de votos, pedido de reintegração e dano moral a trabalhadora com...

Veja mais
Embargos de declaração não servem para revisão de fatos, reafirma TST

Os embargos de declaração são o tipo de recurso por meio do qual uma das partes pode apontar omissão, contradição ...

Veja mais
Proposta padroniza cores de embalagens destinadas à reciclagem

O Projeto de Lei 343/25 estabelece uma padronização de cores em produtos e embalagens recicláveis. ...

Veja mais
TRT 3ª Região – PJe e sistemas judiciários indisponíveis entre 16 e 21 de abril

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-MG informa que, no período de 16 a 21 de abril de 2025...

Veja mais
Semana CapacitaSIT: Fatores de Risco Psicossociais no ambiente de trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT...

Veja mais