Para auxiliar o consumidor no momento de pedir a Nota Fiscal Paulista, a Secretaria da Fazenda de São Paulo criou um cartão personalizado que contém as informações básicas para agilizar, no processo da compra, a retirada da nota fiscal. No cartão estarão o nome da pessoa, número do cadastro de pessoa física (CPF) e um código de barras; para obter o cartão basta entrar no site do programa e imprimi-lo.
Agora, com o cartão, em muitos estabelecimentos que utilizam leitor de código de barras o lojista nem sequer precisará digitar o número, que pode ser transferido pelo equipamento diretamente ao documento fiscal. Onde não houver o equipamento, basta que o comerciante digite o número que está no cartão.
O cartão da Nota Fiscal Paulista pode ser usado em todas as compras, mas não vale como documento. Ele também não permite fazer pagamentos e não serve como cartão de banco. Foi criado apenas para que o consumidor informe seu CPF no momento da compra com conforto e segurança.
A Nota Fiscal Paulista foi criada em outubro de 2007 e já distribuiu mais de R$ 2,7 bilhões aos participantes que têm seu CPF ou CNPJ cadastrado no programa.
Veículo: DCI