Comércio terá de informar tributos nas notas fiscais ao consumidor

Leia em 2min 10s

Projeto nesse sentido é aprovado pela Câmara e segue para sanção de Dilma


O consumidor brasileiro deverá ser informado do montante de impostos pagos na compra de mercadorias e serviços. Projeto nesse sentido foi aprovado nesta terça-feira no plenário da Câmara dos Deputados obrigando a discriminação do valor do projeto e dos impostos na nota fiscal. Apresentada ao Congresso em 2006 com mais de 1 milhão de assinaturas, a proposta já foi aprovada pelo Senado e agora vai à sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor.

Pelo projeto, as novas regras passarão a valer daqui a seis meses. A proposta prevê que sejam computados globalmente nove tributos que incidem sobre produtos e serviços.

Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revela que a carga tributária incidente sobre a gasolina, por exemplo, chega a 53%. O sabão em pó tem 41% de impostos, enquanto sabonete e pasta de dente chegam a 37%. Ao comprar uma camisa ou um vestido, o consumidor paga 35% de impostos, taxas ou contribuições.

— A informação vai despertar nas pessoas o sentimento de pagador de impostos. Vai tornar visível o que está sendo pago — afirmou o líder do PSD, deputado Guilherme Campos (SP), relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Segundo Campos, a nota fiscal deverá trazer o valor da mercadoria ou serviço e separadamente o valor em real ou o percentual relativo ao total de impostos. O consumidor pagará o valor total da mercadoria, mas saberá pela nota quanto é de imposto, explicou Campos.

— Agora sabendo o quanto paga de imposto, a população pode cobrar melhorias nos serviços do governo — acrescentou o deputado Cesar Colnago (PSDB-ES).

Deverão ser computados os seguintes impostos: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre Lucro Liquido (CSLL), PIS/Pasep, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Além da nota fiscal, a informação da carga tributária incidente sobre o produto poderá constar de painel fixado em lugar visível do estabelecimento ou ainda divulgada por qualquer outro meio eletrônico ou impresso. O governo era contra a proposta e tentou fazer uma manobra para aprovar outro projeto, que ainda precisava ser votado no Senado. Mas diante da pressão dos deputados, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), concordou com a votação. Ele fez, no entanto, uma ressalva de que o projeto deveria ter sido precedido de uma ampla discussão sobre o sistema tributário brasileiro.


Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Acordos firmados no Procon podem ter validade judicial

Os acordos extrajudiciais firmados por empresas e consumidores nas unidades do Programa de Orientação e Pr...

Veja mais
Crescem fraudes com uso do CPF alheio

Pesquisa mostra que foi registrado 1,5 milhão de casos até setembro; setor de telefonia responde por 33% d...

Veja mais
ICMS sobre importados começa a mudar em janeiro

A partir do dia 1º, produtos passam a recolher 4% quando ingressarem por um Estado e forem consumidos em outro.Pont...

Veja mais
Alérgicos ameaçam indústria europeia de perfume

Fabricantes pedem revisão de lei que impede uso de alguns insumos tradicionais Fabricantes de perfumes est&ati...

Veja mais
Afrebras contesta IPI sobre refrigerante

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) impetrou no Supremo Tribunal Federal (S...

Veja mais
Tribunal de SP decreta a falência do laticínio Nilza

Em recuperação judicial desde 2010, a tradicional indústria de laticínios de Ribeirão...

Veja mais
Campanha pede votação de lei que obriga nota fiscal a mostrar imposto

Projeto nasceu de ação popular com 1,5 milhão de assinaturas e está parado há 5 anos ...

Veja mais
Justiça proíbe garrafa similar à da Coca-Cola

A Coca-Cola obteve uma decisão Judicial que proibiu a Amazon Flavors Concentrados e Corantes para Bebidas de vend...

Veja mais
Regras fiscais de 2013 trazem mudanças para as empresas

As empresas já devem se preparar para as mudanças fiscais do próximo ano, que podem trazer ganhos p...

Veja mais