Presidente da Câmara pede retirada de advertências em bebidas alcoólicas

Leia em 2min 10s

Além de Henrique Alves, deputado tucano foi outro que solicitou exclusão dos males do álcool nos rótulos

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu a retirada da proposta de rotular bebidas alcoólicas com mensagens sobre o mal do álcool à saúde, tópico incluído pelo deputado e relator Givaldo Carimbão (PSB-AL) no projeto que altera a Lei de Drogas. Nas negociações para incluir o projeto na pauta de votações do plenário da Câmara, Alves pediu que Carimbão deixe de fora a ideia de incluir advertências nas embalagens de bebidas alcoólicas, a exemplo do que já é feito com os maços de cigarro. O mesmo pedido foi feito pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

O projeto de lei, sob a relatoria de Carimbão, prevê internações involuntárias de dependentes de drogas e financiamento a comunidades terapêuticas, entidades de cunho religioso que abrigam dependentes em abstinência. O texto vai além e, na comissão especial criada para debater o projeto, o relator incluiu uma sessão específica para o álcool, uma droga lícita. Um artigo e dois parágrafos especificam que o rótulo de bebidas alcoólicas “deverá conter advertência sobre seus malefícios, segundo frases estabelecidas pelo órgão competente”. Imagens devem acompanhar as mensagens, que precisam ser trocadas a cada cinco meses, conforme a proposta.

O texto não recebeu qualquer objeção do Palácio do Planalto. O acordo costurado na Casa Civil da Presidência manteve intacta a especificação para as bebidas alcoólicas. As restrições surgiram no Congresso, onde é forte o lobby das indústrias de bebidas. Nas eleições em 2010, grandes cervejarias doaram pelo menos R$ 6 milhões a candidatos, a grande maioria deles na disputa por um mandato de deputado federal. O comitê financeiro do PMDB no Rio Grande do Norte recebeu R$ 70 mil em dinheiro de uma dessas indústrias, conforme registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Carimbão nega que o presidente da Câmara tenha condicionado a inclusão do projeto na pauta de votações à retirada do tópico sobre os rótulos das bebidas alcoólicas. Em razão do tumulto da votação da MP dos Portos, não há previsão de quando a votação ocorrerá.

— Ele me perguntou se era possível retirar e separar a questão das drogas lícitas e ilícitas. Se eu sentir que isso pode derrubar o projeto como um todo no momento da votação, posso retirar — disse o relator.

Na comissão especial, segundo Carimbão, as sugestões para as bebidas alcoólicas eram ainda mais amplas, com a proibição de propaganda dos produtos. Esse item foi rejeitado pelos deputados, capitaneados pelo autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS).

 

Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Comércio pede mais prazo para se adequar à lei do imposto na nota

A Lei 12.741 de 2012, que estabelece que as notas fiscais devem discriminar quanto de impostos o consumidor paga nas com...

Veja mais
Coca-Cola anuncia que não fará anúncios para menores de 12 anos

Medida faz parte de pacote para a redução da obesidade mundialA Coca-Cola anunciou na semana passada o fim...

Veja mais
Varejo questiona regra para vendas on-line

Na próxima terça-feira entra em vigor o primeiro decreto (nº 7962/13) que define regras especí...

Veja mais
Comissão aprova proposta que restringe comercialização de álcool líquido

Proposta permite a venda de álcool líquido apenas nos locais de dispensação de medicamentos ...

Veja mais
Coca-Cola responde a pressões antiaçúcar

A Coca-Cola vai tentar lidar com as preocupações cada vez maiores pelo mundo de que bebidas açucara...

Veja mais
Comissão aprova MP que amplia desoneração da folha

A Medida Provisória 601, que prorroga a vigência do Regime Especial de Reintegração de Valore...

Veja mais
Liberada verba para insumos agrícolas

Os pequenos e médios produtores dos municípios de Xinguara e Acará vão receber reforç...

Veja mais
Em decisão preliminar, Anvisa nega inclusão de aditivos ao cigarro

Em primeira análise, a área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanit&aac...

Veja mais
Imposto na nota fiscal já é uma realidade

Empresas de grande porte já emitem o cupom fiscal discriminando o valor do imposto pago pelo consumidor quando es...

Veja mais