Por fim de ação judicial, Monsanto dá desconto

Leia em 2min 20s

Em uma tentativa de colocar fim ao imbróglio judicial com produtores rurais por causa da cobrança de royalties sobre o uso da soja Roundup Ready (RR), a Monsanto anunciou ontem que vai conceder um desconto no valor cobrado pelo uso de sua nova tecnologia no país.

A multinacional vai dar um "bônus" de R$ 18,50 por hectare plantado com a semente "Intacta RR2", pela qual pretendia cobrar R$ 115 por hectare em royalties. Para ter acesso ao bônus, o produtor interessado terá que assinar um termo em que se compromete a não cobrar na Justiça os valores pagos pela soja RR desde 2010, ano em que a patente da tecnologia expirou no Brasil.

O diretor de estratégia e gerenciamento de produtos da Monsanto, Márcio Santos, afirma que o acordo vale para o Brasil inteiro e deve ser aplicado sobre a maior parte das vendas de sementes RR2. A previsão da companhia é que 2,5 milhões de hectares sejam cultivados com a variedade na safra 2013/14.

A Monsanto afirmou, ainda, que o acordo será válido para "aquele produtor que assinar o Termo de Licenciamento e Quitação Geral, que contempla diversos aspectos da gestão responsável da tecnologia, como a prática de refúgio, além de dar quitação recíproca em relação ao uso da tecnologia RR". O Valor pediu acesso ao documento que deve ser assinado, mas a Monsanto declarou que o texto ainda passa por ajustes.

Com o produto pronto e aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) desde 2010, a multinacional esperava a liberação de importação na China para colocar a tecnologia à disposição do produtor. A autorização veio em junho.

A Monsanto não deixou claro se o bônus serve como uma compensação aos produtores que entraram na justiça. Em maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso da múlti americana que pedia a prorrogação da vigência da patente da soja RR, resistente ao herbicida glifosato até 2014, quando vai expirar a última patente nos Estados Unidos. Cabe recurso da decisão no próprio STJ e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por unanimidade, os quatro ministros da Terceira Turma referendaram a decisão inicial do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, de fevereiro, que estabeleceu uma vigência de 20 anos a partir da data do primeiro depósito da patente no exterior, em 31 de agosto de 1990 - ou seja, até 1º de setembro de 2010. Desse modo, a companhia teria perdido os direitos econômicos sobre a tecnologia há quase três anos.

De olho em uma maior produção de sementes da nova tecnologia para a safra que vem, a Monsanto realizou lançamento do plano de negócios da RR2 em reunião ontem na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), que representa cerca de 60% do setor sementeiro de soja do país.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Exportadores temem barreiras vinculadas a nova lei americana

Membros do governo e da iniciativa privada temem que a regulamentação da Lei de Modernização...

Veja mais
Carrefour é isento de indenização por discriminação

O Tribunal Superior do Trabalho negou o pedido de uma auxiliar de limpeza que, alegando ser vítima de atos discri...

Veja mais
Adhemar irá reestudar a queda na isenção da taxa sobre vendas

Representantes do comércio varejista de diversas cidades paulistas se reuniram ontem com Adhemar de Barros e trat...

Veja mais
Produto entregue errado deve ser trocado imediatamente

As empresas não estão obrigadas a trocar produto com vício (defeito) na hora em que o consumidor so...

Veja mais
A nova lei da transparência dos tributos

Por força da nova Lei da Transparência dos Tributos Federais, Estaduais e Municipais (Lei nº 12.741/20...

Veja mais
Lei obriga indústria a informar transgênicos no rótulo

A indústria de alimentos é obrigada por lei a informar sobre a presença de mais de 1% de ingredient...

Veja mais
Lei do imposto na nota já pegou

Aos poucos, os comerciantes vão se adequando à obrigatoriedade de informar o valor do imposto na nota fisc...

Veja mais
China investiga multinacionais

A Nestlé informou ontem que coopera com uma investigação do governo chinês sobre a infra&cced...

Veja mais
Abilio consulta Cade sobre GPA e BRF

O empresário Abilio Diniz entrou com uma consulta no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) par...

Veja mais