Atendimento será em tempo real; órgão monitora preços nas lojas desde agosto
O Procon-SP terá um plantão para atendimento de reclamações durante a Black Friday, dia em que o comércio on-line fará liquidações, marcado para esta sexta (28). O serviço estará disponível das 19h da quinta (27) até a meia-noite da sexta (28), para atender possíveis falhas durante a compra, como queda de sistema ou dificuldade de pagamento.
Entre 35 e 40 pessoas vão trabalhar no atendimento do Procon-SP, que será feito por telefone (151), site e redes sociais. A entidade afirma que a intermediação com as empresas será em tempo real. A chamada "metade do dobro" --quando empresas elevam os preços antes da promoção para reduzir no dia para o valor real-- poderá ser punida com multa.
Desde agosto o Procon-SP vem monitorando semanalmente os preços dos principais varejistas do país para evitar esse artifício. A fiscalização pode ocorrer mesmo depois do encerramento da Black Friday e os comerciantes podem ser autuados por propaganda enganosa.
Veículo: Folha de S. Paulo