Anuário da Abras traz tendências do setor supermercadista em 2010

Leia em 1min 40s

Panorama SuperHiper é o mais completo material de consulta sobre o setor supermercadista brasileiro e mundial.

 

Em sua quarta edição, o anuário Panorama SuperHiper, que acaba de ser lançado e foi elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), traz como tema o binômio “crise e superação”. O estudo, de 254 páginas, reúne dados e análises dos últimos cinco anos que demonstram, claramente, que a maior crise econômica internacional, depois da de 1929, não atingiu o setor supermercadista e que as perspectivas de crescimento para os próximos anos são boas.

 

“Os números apresentados no Panorama relativos ao Brasil mostram a força do mercado interno, decisiva para que fechássemos 2009 com ótimos resultados, principalmente diante dos prognósticos negativos com que iniciamos o período, em consequência da crise financeira global que se instalou no final de 2008”, avalia Sussumu Honda, presidente da Abras.

 

Segundo a editora do Panorama SuperHiper, Susana Ferraz, a publicação traz muitas novidades, entre as quais um breve perfil das 20 maiores empresas do Ranking Abras e informações fundamentais sobre o comportamento do consumidor. No capítulo Mercado, o anuário analisa o que se passou com as dez gigantes do setor em 2009 e quais foram os impactos da crise na indústria brasileira.

 

“O anuário foi criado para apoiar a análise e tomada de decisões das empresas do setor. Neste particular, destaco o capítulo Tendências, que desenha as perspectivas para a economia brasileira em 2010, analisa o contexto mundial e indica os novos caminhos em termos de automação e tecnologia – temas fundamentais para o varejo supermercadista”, diz a editora. O Panorama SuperHiper também traz quadros comparativos com a evolução histórica do Índice de Vendas e do Índice de Volume da Abras, assim como do faturamento das empresas, analisados à luz das estatísticas macroeconômicas. É um material essencial para quem quiser entender melhor o setor supermercadista e a cadeia de abastecimento no Brasil.

 


Veículo: Portal Fator Brasil


Veja também

Associação Brasileira de Supermercados prevê aumento de até 9% das vendas neste ano

Expectativa de aumento do PIB e as perspectivas positivas para a safra agrícola devem contribuir para o crescimen...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 5,51% em 2009

Em dezembro, houve alta real de 6,61% em relação ao mesmo mês do ano anterior    Quinta-...

Veja mais
Honda e Sanzovo recebem indicações para prêmio

Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e João Sanzovo Neto, qu...

Veja mais
Abras promete banir carne de áreas de desmatamento

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou seu programa de certificação ...

Veja mais
Abras lança selo para identificar carne sustentável

Grandes redes varejistas e frigoríficos deram ontem mais um passo em direção à produç...

Veja mais
Produção responsável

Será lançado pela Associação Brasileira de Supermercados, na segunda-feira (7/12), o Program...

Veja mais
Abras lança Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina no dia 7/12

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizará, dia 7 de dezembro, segunda-feira, &agra...

Veja mais
Supermercado vencedor poderá ganhar carro zero

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) premiará com um carro zero-quilômetro, uma v...

Veja mais
Abras vai premiar melhor exposição no ponto de venda

A 1ª Campanha de Merchandising da Associação Brasileira de Supermercados dará um carro 0 km pa...

Veja mais