Reforma tributária, administrativa, inovações, entre outros temas, foram destaques do primeiro dia da ABRAS’23 food retail future
O 18 de setembro foi marcado por painéis que discutiram inovações, singularidade, reforma administrativa, tributária e como tornar o negócio singular, para assim evoluir com o varejo alimentar brasileiro. O dia começou com a abertura do Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, que destacou a importância do setor para o Brasil, além de comentar a necessidade de aperfeiçoamento do negócio, com o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, bem como seguir com a proposta da ABRAS da Cesta Básica Nacional isenta de impostos, pauta que já está em discussão no Senado.
Seguindo, o segundo painel teve a participação do Marcio França, ministro de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, junto com Galassi, que se reuniram para discutir desafios e propor oportunidades para o supermercadista. A conversa abordou linhas de crédito facilitadas e diversas formas de apoiar o setor.
Em mais um painel político, o ponto principal foi a Reforma Administrativa, e João Galassi; Efraim Filho, Senador (União-PB) e Presidente da Frente Parlamentas do Comércio e Serviços; Izalci Luzas, Senador (PSDB-DF), Joaquim Passarinho, Deputado Federal (PL-PA) e Presidente da Frente Parlamentas do Empreendedorismo; e João Hummel, Action Relações Governamentais, participaram do debate. Finalizando os encontros políticos, Gallasi; Angelo Coronel, Senador (PSD-BA); Aguinaldo Ribeiro, Deputado Federal (PP-PB) e Relator Tributária na Câmara dos Deputados; Domingos Sávio (PL-MG) e Presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços; Pedro Delboni Lupion Melo, Deputado Federal (PP-PR) e Presidente da Frante Parlamentar do Agro, encerrou levando em pauta a Reforma Tributária.
Além disso, a ABRAS’23 está sendo palco para apresentar no que a associação tem trabalhado para a melhoria das redes de supermacados, o ABRAS em Ação. O primeiro tema foi ministrado por Marcio Milan, Vice-presidente de Institucional e Administrativo, com apoio do Vice-presidente de Ativos Setoriais, Rodrigo Segurado. Na ocasião, eles comentaram sobre dosimetria das multas, Programa de Alimentação do Trabalhador, regulação do cartão de crédito do Brasil, Relatório de Acompanhamento e Alinhamento Alimentar (RAMA), entre outros temas.
No segundo ABRAS em Ação, Celso Furtado, Vice-presidente de Marketing e Vendas, compartilhou com o público os eventos mais importante e de grande relevância para o varejo alimentício, como: Dia do Supermercado, ABRAS em Nova York, Smart Market, ABRAS em Ação nas estaduais e ABRAS’23 food retail future. Além disso, o executivo mencionou a multicanalidade do canal de comunicação oficial da ABRAS, a SuperHiper.
Outros acontecimentos relevantes foram os painéis com as marcas, que mostraram produtos inovadores para o público, além de terem argumentado sobre a importância do setor se manter atualizado, por meio de uso de novas tecnologias e metodologias. Ambos os aspectos são facilitadores que otimizarão diversos serviços prestados pelos supermercados, além de atender o consumidor de forma mais efetiva.
Ainda, a ABRAS’23 contou com diversos estandes dos patrocinadores, que trouxeram novidades da empresa, que tem o propósito de melhoras e facilitar o mercado do varejo alimentar do país.
Redação SuperHiper