ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará, colaboração entre a indústria e o varejo

Leia em 4min 10s

Evento, idealizado pela ABRAS em parceria com a ACESU, apresentou conteúdo voltado para supermercadistas, com diversos insights para estimular o crescimento do setor na região

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (ACESU), realizou no dia 26 de outubro o ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará, que aconteceu no Hotel Oásis Atlântico (Fortaleza – CE). Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pôde conferir palestras e novidades que visam o crescimento do setor supermercadistas.

 

“Acreditamos que eventos como esse são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do nosso mercado, e ficamos felizes por fazer parte desse movimento”, afirmou o presidente da ACESU, Nidovando Pinheiro.

 

O encontro reuniu os maiores supermercadistas da região, sendo uma oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O encontro foi aberto pelo presidente ACESU e o vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, que logo depois convidou ao palco os demais VP’s da ABRAS para compartilharem as pautas e agenda da atuação da entidade.

 

Em sua apresentação, Celso mostrou a agenda da ABRAS para 2024, com os eventos: ABRAS em Nova York, Smart Market, Fórum da Cadeia Nacional, ABRAS’24 food retail future. Além disso, o VP destacou o Dia dos Supermercados, em que o segundo sábado de novembro (11) haverá diversas ações promocionais nas lojas e, ainda, o Jantar do Dia dos Supermercados, que será promovido no dia 9 de novembro para convidados, no Parque Mirante, no Allianz Parque, em São Paulo.

 

A VP de Serviços aos Associados, Thais Anselmo, comentou sobre a NRF 2024 Retail’s Big Show, em que a ABRAS, em parceria com a BTR Varese, promove uma comitiva para a NRF, formada por 200 empresários e CEO’s do varejo, com o objetivo de levar conhecimento para o desenvolvimento contínuo do setor. Ainda, será realizado o pós-NRF no Complexo B32.  Continuando, o VP de Ativos Setoriais, enfatizou o Relatório do Fórum da Cadeia Nacional  de Abastecimento ABRAS ESG 2023, Pesquisa Diagnóstico ESG ABRAS KPMG, Dashboard Smart Market 2023 e o PAT E-social.

 

O CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, comentou um pouco de sua palestra que abordou um tema de muita relevância no momento: “O trade marketing é praticado há muitos anos, e é um assunto muito adequado neste momento, principalmente porque todos estão muito curiosos para saber disso. E falei muito da colaboração entre a indústria e o varejo, com aspectos técnicos para que o varejo consiga fazer a entrega de valor para a indústria. Trade é fazer venda com bom resultado”.

 

O diretor executivo da EY, Bruno Calábria, estava muito feliz em participar pela segunda vez do ABRAS em Ação nas Estaduais, já que esteve presente também no evento em parceria com a ASSURN. “É um evento gratificante, este é o segundo evento que participo, e eu acredito muito neste tipo de formato, porque cria um ambiente de muito colaboração entre os supermercadistas, os palestrantes e os parceiros, e traz um ecossistema muito mais forte para todo este setor”, comentou.

 

Sobre seu tema, Bruno relacionou com as questões locais e com as outras palestras, “trouxemos os conceitos de eficiência operacional e JBP, acabou sendo abordado durante o dia todo, e para mim é fundamental o conceito da colaboração seja ele da indústria com o varejo, ou seja da colaboração interna, que foi um pouco da mensagem que eu quis passar. Antes de pensarmos numa colaboração com a indústria, precisamos olhar um pouco para a nossa casa e ver como é que está entre todas as áreas”, explicou o diretor da EY.

 

Para finalizar, o VP de Relações Institucionais, Marcio Milan, apresentou em seu painel sobre o conceito de Eficiência Operacional, que é uma ressignificação das perdas, que deixa de destacar o quanto o setor perde para lançar luz sobre o nível de eficiência operacional dos supermercados. Dessa forma, o segmento passa a enxergar as perdas como oportunidades de melhoria da eficiência operacional.

 

Ainda, os convidados assistiram palestras com executivos e grandes nomes do varejo. Confira a programação completa:

 

  • A importância das informações para a tomada de decisão varejo-indústria
    Palestrante: Wagner Picolli, gerente de Atendimento do Varejo da NielsenIQ;
  • 4 passos para o sucesso da agenda colaborativa da sua empresa
    *Palestrante:* Ana Fioratti, diretora da Advance Group
  • Trade Marketing
    Palestrante: Alexandre Ribeiro, CEO da R-DIAS
  • Eficiência Operacional
    Palestrante: Márcio Milan, vice-presidente da Abras
  • Eficiência Operacional entre Varejo e Indústria
    Palestrante: Bruno Calábria, diretor executivo da EY

 

Em breve, confira a cobertura completa no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira às 20h na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,62% até setembro

Cesta Abrasmercado registra queda de -6,52% no ano   O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,62% de jan...

Veja mais
Ceará se prepara para receber o ABRAS em Ação nas Estaduais – Fortaleza

O evento acontecerá no dia 26/10 e contará com uma programação intensa para a evoluç&...

Veja mais
Dia dos Supermercados: maior campanha promocional para o consumidor

Baixe o material da campanha e celebre este momento tão importante para o setor   O Dia dos Supermerc...

Veja mais
SuperLive: Dia dos Supermercados

Com a participação de diversos supermercadistas e da indústria, a transmissão ao vivo teve c...

Veja mais
Dia dos Supermercados: varejo promove ação promocional para consumidores no dia 11 de novembro

Iniciativa da ABRAS, em todo segundo sábado do mês de novembro já está no calendário p...

Veja mais
Dia dos Supermercados: uma data para comemorar

A data é uma oportunidade de prestigiar os 28 milhões de consumidores e celebrar junto com o setor  ...

Veja mais
Relatório Smart Market 2023 apresenta indicadores de gestão para o varejo

Documento disponibiliza conhecimento para elevar a performance das empresas supermercadistas   Na ABRAS&rsqu...

Veja mais
RAMA apresenta novos resultados durante a ABRAS´23 food retail future

No primeiro semestre de 2023, o RAMA rastreou 1.4 milhões de alimentos, a meta para 2023 é de 2.6 milh&oti...

Veja mais
Medidas adotadas pelos supermercados no Combate ao Desperdício de Alimentos

Doações, rebaixa de preços, coprodutos, itens fracionados, marco regulatório sobre a validad...

Veja mais