Evento, idealizado pela ABRAS em parceria com a ACESU, apresentou conteúdo voltado para supermercadistas, com diversos insights para estimular o crescimento do setor na região
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (ACESU), realizou no dia 26 de outubro o ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará, que aconteceu no Hotel Oásis Atlântico (Fortaleza – CE). Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pôde conferir palestras e novidades que visam o crescimento do setor supermercadistas.
“Acreditamos que eventos como esse são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do nosso mercado, e ficamos felizes por fazer parte desse movimento”, afirmou o presidente da ACESU, Nidovando Pinheiro.
O encontro reuniu os maiores supermercadistas da região, sendo uma oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O encontro foi aberto pelo presidente ACESU e o vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, que logo depois convidou ao palco os demais VP’s da ABRAS para compartilharem as pautas e agenda da atuação da entidade.
Em sua apresentação, Celso mostrou a agenda da ABRAS para 2024, com os eventos: ABRAS em Nova York, Smart Market, Fórum da Cadeia Nacional, ABRAS’24 food retail future. Além disso, o VP destacou o Dia dos Supermercados, em que o segundo sábado de novembro (11) haverá diversas ações promocionais nas lojas e, ainda, o Jantar do Dia dos Supermercados, que será promovido no dia 9 de novembro para convidados, no Parque Mirante, no Allianz Parque, em São Paulo.
A VP de Serviços aos Associados, Thais Anselmo, comentou sobre a NRF 2024 Retail’s Big Show, em que a ABRAS, em parceria com a BTR Varese, promove uma comitiva para a NRF, formada por 200 empresários e CEO’s do varejo, com o objetivo de levar conhecimento para o desenvolvimento contínuo do setor. Ainda, será realizado o pós-NRF no Complexo B32. Continuando, o VP de Ativos Setoriais, enfatizou o Relatório do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2023, Pesquisa Diagnóstico ESG ABRAS KPMG, Dashboard Smart Market 2023 e o PAT E-social.
O CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, comentou um pouco de sua palestra que abordou um tema de muita relevância no momento: “O trade marketing é praticado há muitos anos, e é um assunto muito adequado neste momento, principalmente porque todos estão muito curiosos para saber disso. E falei muito da colaboração entre a indústria e o varejo, com aspectos técnicos para que o varejo consiga fazer a entrega de valor para a indústria. Trade é fazer venda com bom resultado”.
O diretor executivo da EY, Bruno Calábria, estava muito feliz em participar pela segunda vez do ABRAS em Ação nas Estaduais, já que esteve presente também no evento em parceria com a ASSURN. “É um evento gratificante, este é o segundo evento que participo, e eu acredito muito neste tipo de formato, porque cria um ambiente de muito colaboração entre os supermercadistas, os palestrantes e os parceiros, e traz um ecossistema muito mais forte para todo este setor”, comentou.
Sobre seu tema, Bruno relacionou com as questões locais e com as outras palestras, “trouxemos os conceitos de eficiência operacional e JBP, acabou sendo abordado durante o dia todo, e para mim é fundamental o conceito da colaboração seja ele da indústria com o varejo, ou seja da colaboração interna, que foi um pouco da mensagem que eu quis passar. Antes de pensarmos numa colaboração com a indústria, precisamos olhar um pouco para a nossa casa e ver como é que está entre todas as áreas”, explicou o diretor da EY.
Para finalizar, o VP de Relações Institucionais, Marcio Milan, apresentou em seu painel sobre o conceito de Eficiência Operacional, que é uma ressignificação das perdas, que deixa de destacar o quanto o setor perde para lançar luz sobre o nível de eficiência operacional dos supermercados. Dessa forma, o segmento passa a enxergar as perdas como oportunidades de melhoria da eficiência operacional.
Ainda, os convidados assistiram palestras com executivos e grandes nomes do varejo. Confira a programação completa:
- A importância das informações para a tomada de decisão varejo-indústria
Palestrante: Wagner Picolli, gerente de Atendimento do Varejo da NielsenIQ; - 4 passos para o sucesso da agenda colaborativa da sua empresa
*Palestrante:* Ana Fioratti, diretora da Advance Group - Trade Marketing
Palestrante: Alexandre Ribeiro, CEO da R-DIAS - Eficiência Operacional
Palestrante: Márcio Milan, vice-presidente da Abras - Eficiência Operacional entre Varejo e Indústria
Palestrante: Bruno Calábria, diretor executivo da EY
Em breve, confira a cobertura completa no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira às 20h na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS.
Redação SuperHiper