Para cumprir seu papel de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios do varejo, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), desenvolveu o curso de Empreendedorismo no Varejo. A primeira edição, com foco na gestão das lojas de farmácias vinculadas a redes de supermercados, foi concluída no final de maio. Receberam o certificado de conclusão 45 farmacêuticos e gerentes de farmácias das redes Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar.
Com grade voltada para as necessidades e os desafios enfrentados pelas redes de farmácia de supermercados, que precisam cada vez mais de profissionais altamente qualificados, o primeiro curso foi ministrado na sede da Abras, em São Paulo. Com 32 horas/aula, divididas em quatro módulos de oito horas cada, esse curso inicial será gradualmente aperfeiçoado com as ideias e sugestões de alunos, professores e especialistas em varejo.
O gerente de Operações do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Paulo Becker da Silva, explicou que o foco do curso foi o aperfeiçoamento profissional de farmacêuticos e de gerentes de farmácia visando ensinar não só a visão de eficiência e de ser bons prestadores de serviços, mas também para atuarem como se fossem donos de seu próprio negócio.
"Nesse modelo de curso, os profissionais que trabalham nas farmácias de supermercados absorvem conhecimentos necessários para atuar num mercado altamente competitivo, que está cada vez mais exigente e precisa de pessoas que compreendam com muita clareza as necessidades dos consumidores e consigam atendê-las da melhor forma possível", explica o gerente dos comitês da Abras, Marcos Manéa.
A gestora técnica do Wal-Mart, Marta Numada, acrescenta que essa primeira edição do curso de Empreendedorismo foi planejada para ampliar conhecimentos dos farmacêuticos sobre questões como marketing, gerenciamento, atendimento ao cliente, liderança e motivação, construção de equipes, desenvolvimento de habilidades de comunicação, entre outros tópicos, e foi muito importante também para o networking desses profissionais.
Para o gerente de negócios da Drogaria do Carrefour, Carlos Robson Silva Gomes, esse primeiro curso mostrou para os profissionais de farmácia de supermercados sinais claros de que haverá importantes mudanças nesse mercado, com foco em gestões mais eficientes e na tendência de aumento de vendas de produtos dermatológicos voltados para beleza e perfumaria. "As farmácias de supermercados vão se fortalecer muito com a ampliação de oferta de produtos dermocosméticos e de perfumaria", resumiu.
No último módulo do curso de Empreendedorismo, a professora da FGV, Márcia Brito, explicou que cursos dessa natureza tornam mais densas as informações para os alunos sobre as necessidades do dia a dia do varejo e seus incontáveis desafios.
Veículo: Revista No Varejo