Alta ocorreu em junho, em comparação ao mesmo mês de 2009. Índice de Volume apresentou crescimento de 6,5% no primeiro semestre de 2010
Quinta-feira, 29 de julho - As vendas reais do setor supermercadista em junho de 2010 cresceram 4,92% em relação a junho de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com maio deste ano, houve queda de -4,59%. No acumulado do primeiro semestre, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,57%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 10% em junho de 2010 em relação a junho de 2009 e queda de -4,59% sobre maio deste ano. O acumulado nominal, no primeiro semestre de 2010, chega a 10,82%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
"O setor supermercadista mantém bons índices de vendas. Acredito que as boas notícias na área econômica, como a geração de empregos recorde no primeiro semestre e o crescimento da massa salarial, credenciam para um bom desempenho do setor no segundo semestre do ano", avalia Sussumu Honda, presidente da Abras.
AbrasMercado
Em junho, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -1,22%, em relação a maio deste ano. Já na comparação com junho de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 3,89%, passando de R$ 265,57 para R$ 275,91.
Os produtos com as maiores altas em junho, na comparação com maio, foram: farinha de mandioca, com 3,53%; xampu, com 3,34%; e queijo prato, com 3,23%. Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -19,29%; tomate, com -9,74%; e açúcar, com -7,12%.
Índice de Volume
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro semestre de 2010, crescimento de 6,5% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2009, quando a variação ficou em 2% (primeiro semestre de 2009 sobre mesmo período de 2008). O bom desempenho foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 15%, e bebidas não alcoólicas, com 10,9%. Também registraram crescimento as cestas de perecíveis, com 9%; limpeza caseira, com 6,2%; mercearia salgada, com 5,3%; higiene e beleza, com 3,7%; e mercearia doce, com 3,4%. A cesta "outros", que contém principalmente produtos de bazar, foi a única a ter queda no volume vendido, com -2,3%.
O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 5 e 9 check-outs, com 10%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, com -7%, continua registrando queda.
Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação aos primeiro semestre de 2009, o maior crescimento aconteceu na região que engloba Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 9,8%, seguida pelo Nordeste (Ceará até Bahia), com 8,6%; Sul, com 8,4%; Grande São Paulo, com 7,7%; interior e litoral de São Paulo, com 4%; Grande Rio de Janeiro, com 3,6%; e Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com 1,6%.
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