Vendas dos supermercados crescem 3,82%

Leia em 3min

Alta ocorreu em maio, em comparação ao mesmo mês de 2009. Índice de Volume apresenta crescimento de 7,1% nos primeiros quatro meses de 2010 

 

Quarta-feira, 30 de junho - As vendas reais do setor supermercadista em maio de 2010 cresceram 3,82% em relação a maio de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com abril deste ano, houve estabilidade, com 0,03%. No acumulado dos cinco primeiros meses, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,70%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 9,24% em maio em relação a maio de 2009 e alta de 0,46% sobre abril deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros cinco meses de 2010, chega a 10,98%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

"O setor continua vendendo bem, mantendo a sua trajetória de crescimento dos últimos meses. Mas, em maio, alguns produtos com muito peso nas vendas apresentaram redução de preços (como foi o caso do açúcar e do leite longa vida). A cesta AbrasMercado apresentou deflação em três regiões do país", avalia o superintendente da Abras, Tiarajú Pires.

 

AbrasMercado

 

Em maio, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou estabilidade, com 0,00%, em relação a abril deste ano. Já na comparação com maio de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 5,56%, passando de R$ 264,59 para R$ 279,31.

 

Os produtos com as maiores altas em maio, na comparação com abril, foram: cebola, com 14,44%; feijão, com 10,22%; e batata, com 2,97%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -20,47%; açúcar, com -4,46%; e leite longa vida, com -3,02%.

 

Índice de Volume

 

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro quadrimestre de 2010, crescimento de 7,1% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2009, quando a variação ficou em 0,9% (quadrimestre de 2009 sobre mesmo período de 2008). O bom desempenho foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 15,7%, e bebidas não alcoólicas, com 12,2%. Também registraram crescimento as cestas de perecíveis, com 9,2%; limpeza caseira, com 6,7%; mercearia salgada, com 5,5%; higiene e beleza, com 4,2%; e mercearia doce, com 3,5%. A cesta "outros", que contém principalmente produtos de bazar, foi a única a ter queda no volume vendido, com -1,9%. 

 

O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 5 e 9 check-outs, com 11,7%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, com -7%, continua registrando queda.

 

Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação aos quatro primeiros meses de 2009, o maior crescimento aconteceu na região que engloba Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 10,4%, seguida pelo Sul, com 9,7%; Nordeste (Ceará até Bahia), com 8,8%; Grande São Paulo, com 8,4%; interior e litoral de São Paulo, com 4,6%; Grande Rio de Janeiro, com 4,1%; e Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com 1,1%.


Veja também

Preço menor incentiva importação de bens duráveis

Conjuntura: Itens de consumo ganham peso nas compras do Brasil  Depois de cair no início do ano, com o fim ...

Veja mais
Setor se mobiliza para ajudar os desabrigados de Alagoas

As fortes chuvas que acontecem no Estado de Alagoas desabrigaram mais de 80 mil pessoas. A Defesa Civil e o Corpo de Bom...

Veja mais
44ª Convenção Abras IV Encontro Internacional de Negócios

O objetivo é criar oportunidades para que as empresas negociem seus produtos   A Rodada de Negócios...

Veja mais
Abras certifica 45 profissionais em curso de Empreendedorismo

Para cumprir seu papel de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios do varejo, a Associaç&atild...

Veja mais
Supermercados de SC vendem 1,29% a mais

As vendas dos supermercados catarinenses no mês de abril subiram 1,29% em relação às do mesmo...

Veja mais
Abras dinamiza o relacionamento do setor com diversos órgãos do governo

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi fundada no dia 11 de novembro de 1968, com o prop&oac...

Veja mais
Abras certifica 45 profissionais em curso de Empreendedorismo

Realizado em parceria com a FGV, especialização focou nos desafios  enfrentados pelas farmácia...

Veja mais
Supermercados esperam reação nas vendas

Setor supermercadista de Uberaba não conseguiu reagir neste mês. Até agora, as vendas realizadas em ...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados caem 0,59%

As vendas reais nos supermercados recuaram 0,49% em abril em comparação ao mesmo mês do ano passado,...

Veja mais