Representantes dos grupos Maza, do Bahrein, e Binca International, dos Emirados, estão entre os 19 importadores que participam de rodadas da Associação Brasileira de Supermercados, em Campinas.
Representantes dos grupos Maza, do Bahrein, e Binca International, dos Emirados Árabes Unidos, estão entre os 19 compradores de alimentos e bebidas de 15 países que participam do Encontro Internacional de Negócios da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As rodadas seguem até esta quinta-feira (16), em Campinas.
Os empresários estrangeiros fazem parte de um Projeto Comprador, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que consiste em trazer importadores para negociar diretamente com fornecedores brasileiros. “Os árabes não pararam o dia todo. Cada um teve, em média, 20 reuniões, no primeiro dia”, disse o diretor da área internacional da Abras, Claudio Macedo.
De acordo com ele, a Abras tem buscado trazer cada vez mais compradores do mercado árabe para o encontro internacional. “A idéia é crescer cada vez mais a participação de árabes. É preciso ter uma aproximação maior com as empresas brasileiras”, disse o diretor. No ano passado, a entidade trouxe o grupo Egyptian Traders Co.
Os contatos para as empresas Maza e Binca foram fornecidos pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que já trouxe os grupos para outras rodadas de negócios no Brasil. O grupo Maza, que atua no mercado do Bahrein há 90 anos, é uma das empresas líderes de importação e distribuição de alimentos no país. Com um faturamento anual de US$ 100 milhões, o grupo importa açúcar, biscoito e carne de frango do Brasil.
A empresa Binca, que também já esteve no Brasil, é a filial nos Emirados Árabes da empresa alemã Binca International. Ela é responsável, no país árabe, pela distribuição de alimentos para a Emirates Catering, de aviação, e Jumeirah Group, de hotéis.
Segundo Macedo, a expectativa é gerar 600 encontros nos dois dias de rodada, que começaram quarta-feira (15). Além das empresas árabes, participam ainda importadores da América Latina e Europa. Entre os produtos apresentados aos compradores internacionais estão café, arroz, molhos, condimentos, biscoitos, massas e utensílios de cozinha.
Outro projeto que ocorre em paralelo ao Comprador, é o Projeto Vendedor, que tem como objetivo trazer distribuidores internacionais para negociarem com supermercadistas brasileiros. Esse é o terceiro ano que a Abras realiza o projeto. Fazem parte dos distribuidores, empresas da Grécia, Espanha, Índia, Estados Unidos, Argentina e Paraguai. O Encontro Internacional de Negócios ocorre paralelamente à 44ª Convenção da Abras.
Veículo: Agencia de Notícias Brasil Árabe