USP de Ribeirão lança primeiro MBA a distância

Leia em 4min 30s

 A Universidade de São Paulo (USP), um dos principais centros de pesquisa do mundo e uma das mais prestigiadas instituições do País, está com matrículas abertas para seu primeiro MBA a distância na área de negócios. O curso, com o tema Gestão Estratégica a Distância USP, é direcionado a executivos de diversas áreas e foi concebido por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

 

O objetivo do curso é atender profissionais em ascensão gerencial que, em razão do constante deslocamento, ficam impedidos de participar de um programa sólido de educação continuada. O curso completo possui carga horária de 360 horas e foi estruturado de forma inédita e inovadora unindo conteúdos como Finanças, Gestão de Pessoas e Estratégia. O conteúdo é transmitido totalmente a distância, com provas presenciais em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

"O curso a distância foi a forma que encontramos de utilizar as novas tecnologias a favor dos estudantes que querem aliar o reconhecimento de uma instituição como a USP com a facilidade de acompanhar os conteúdos através da internet", comenta David Forli Inocente, que é o vice-coordenador do curso.

 

A coordenação do programa é dos professores Alberto Borges Matias, da área de Finanças, Irene Miura, da área de Gestão de Pessoas e de David Inocente, da área de Desenvolvimento de Executivos. O curso terá início dia 16 de maio de 2011 com 'e-aulas' ao vivo realizadas às quartas-feiras das 20 h às 22 h. As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de março. O custo é R$ 200 e o processo seletivo dividido em quatro fases: prova de seleção on-line, estudo de caso, análise de currículo (experiência gerencial) e entrevista. Mais informações podem ser obtidas no site www.mbausp.org.br ou pelo telefone (16) 2111 0250.

 

Forli ressalta que, ainda que boa parte do processo seja pela internet, o nível de exigência e qualidade não será menor que nos demais cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo. "Mudamos apenas a forma de selecionar, mas o rigor segue o mesmo", salienta.

 

Tecnologia

 

A inovação também está presente na metodologia de ensino que envolve a qualidade da Universidade de São Paulo (USP), interdisciplinaridade e destaque para atividades práticas. Para isso, o curso faz uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde há diversas mídias para realização de atividades e a entrega principal do conteúdo se dá em 'e-aulas' ao vivo com voz, vídeo e interação em plantões on-line, fóruns, e trabalhos em grupo.

 

Matias explica que uma das ferramentas que possibilita o conteúdo prático do curso da USP é a utilização de estudos de caso no sistema de Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem Based Learning, que se diferencia por levar ao ambiente de aula realidades e experiências dos participantes a serviço da solução do caso. "Haverá uma interação, certamente, muito benéfica que ajudará na formação dos alunos", saliente.

 

O curso, que foi oficialmente aprovado e será certificado pela Universidade de São Paulo, foi elaborado no âmbito do NPT (Núcleo de Pesquisa Tecnológica) que fará sua gestão pedagógica. Os aspectos administrativos ficarão ao encargo da Fundace, Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia.

 

O parceiro na implementação do Ensino a Distância (EAD) é o Inepad, Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, que já conta com ampla experiência na gestão de MBA a distância, inclusive em parceria com outras universidades públicas.

 

Bolsa

 

O curso irá custar R$ 12.420, mas há 20 vagas para bolsistas no programa, sendo que dez vagas são destinadas para alguns dos funcionários da Universidade de São Paulo. Outras cinco vagas deverão ser destinadas para bolsistas na melhor idade e cinco vagas destinadas aos demais candidatos. Os candidatos a bolsas participarão normalmente do processo seletivo do programa e deverão obter nota igual ou superior a 7,00 para terem direito ao incentivo.

 

Havendo mais candidatos que vagas, para cada categoria de bolsista serão consideradas as maiores notas no processo seletivo. Considerando as notas do processo seletivo e prevalecendo o empate, será considerada a maior nota na prova on-line e posteriormente maior nota do estudo de caso. Prevalecendo empate entre eles, será considerada a idade em anos, meses e dias, comprovada documentalmente.

 

Empresários

 

Para executivos e empresários, na esfera dos MBAs há outra novidade. O curso de MBA em Gestão Estratégica de Supermercados, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), que está com as últimas vagas disponíveis. Coordenado pelos professores da FGV-CEV, Juraci Parente e Edgard Barki, o curso tem carga horária de 505 horas/aula, e início na segunda quinzena de abril. As aulas acontecem uma vez por mês, às quintas, sextas e sábados, das 9 h às 18 h, durante 20 meses, na sede da Abras, em São Paulo. Os interessados devem ter nível de graduação completo. Inscrição até 18 de março. Informações: mbaabrasfgv@abras.com.br ou telefone (11) 3838-4512.

 


Veículo: DCI


Veja também

Supermercados venderam 3,68% mais em janeiro

As vendas reais nos supermercados cresceram 3,68% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano pa...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 3,68%

Alta ocorreu em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2010  As vendas reais do setor supermer...

Veja mais
Abras lança informativo com notícias jurídicas

As principais notícias jurídicas são destaques no Informativo Abras Jurídico, o mais novo bo...

Veja mais
Abras premiará "melhor gerente" com viagem

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) abriu as inscrições para o prêmio Mel...

Veja mais
Abras alerta para pressão sobre a carne

Entidade supermercadista defende a isenção de PIS/Cofins sobre o produto.   A Associaç&atild...

Veja mais
Abras rebate discurso da Abrafrigo sobre inflação

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em nota enviada pela sua assessoria de imprensa hoje, es...

Veja mais
Carne Bovina: Varejo culpa frigoríficos pelo avanço nos preços

Presidente da Abras afirma que, apesar da desoneração de PIS/Cofins, frigoríficos não reduzi...

Veja mais
Abras alerta que PIS e Cofins oneram o preço da carne ao consumidor

O presidente da Associação dos Supermercadistas, Sussumu Honda, defende a desoneração das co...

Veja mais
Abras alerta que PIS e Cofins oneram o preço da carne ao consumidor

O presidente da Associação dos Supermercadistas, Sussumu Honda, defende a desoneração das co...

Veja mais