O faturamento combinado das 20 maiores redes supermercadistas do Brasil apresentou um crescimento de 20,1% em 2010, na comparação com o ano anterior, somando R$ 115,8 bilhões, de acordo com o 34º Ranking Abras 2011, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Nielsen.
O Pão de Açúcar manteve a liderança no ranking das maiores redes supermercadistas do País em faturamento, defendendo a posição conquistada no ano anterior, quando superou o Carrefour.
O grupo franco-brasileiro teve faturamento de R$ 36,14 bilhões, enquanto o segundo colocado, a rede francesa Carrefour, registrou vendas de R$ 29 bilhões. Em terceiro lugar ficou o Walmart (R$ 22,33 bilhões), seguido por GBarbosa (R$ 3,5 bilhões) e Zaffari (R$ 2,49 bilhões).
No total, o faturamento do setor somou R$ 200,1 bilhões, o que significa um crescimento de 13,9% ante 2009, em valores nominais. O presidente da Abras, Sussumu Honda, afirmou, em nota, que além do faturamento, todos os números da pesquisa mostram a evolução do setor supermercadista brasileiro, "que tem muito potencial de crescimento nos próximos anos, não só com a venda de alimentos, mas como empresas de negócios com atuação diversificada em áreas como fast-food, eletroeletrônica, farmácia e postos de gasolina", afirma. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG