Alta ocorreu em fevereiro, em comparação ao mesmo mês de 2010
As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2011 cresceram 2,77% em relação a fevereiro de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de -7,10%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 8,95% em fevereiro em relação a fevereiro de 2010 e queda de -6,35% sobre janeiro deste ano. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 9,44%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
“A queda apresentada em relação a janeiro era esperada. Isso ocorre todos os anos pelo fato de fevereiro ter 28 dias, ou seja, três a menos que o mês anterior. Além disso, consideramos este um momento de acomodação. O aumento do endividamento das pessoas com as contas extras do início do ano contribui para que haja redução do consumo”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.
AbrasMercado
Em fevereiro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -1,74%, em relação a janeiro deste ano. Já na comparação com fevereiro de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 11,34%, passando de R$ 268,25 para R$ 298,68.
Os produtos com as maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro, foram os agrícolas ou commodities, com destaque para o tomate, com 10,84%. O feijão e a carne traseiro apresentaram as maiores quedas, -7,64% e -5,60%, respectivamente, em função de um ajuste no preço devido ao aumento expressivo em 2010. Foram seguidos pela batata, com -3,77% e pelo pernil, com -3,99%.
Pesquisa de Páscoa
Divulgada todo ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Pesquisa de Páscoa da Abras mostra que o setor supermercadista brasileiro projeta um crescimento de 10,6% nas vendas de produtos ligados à Páscoa. O período é a segunda melhor data para o setor.
De acordo com a Pesquisa, 77,6% dos supermercadistas acreditam que as vendas de Páscoa em 2011 se situarão em um patamar superior ao de 2010. Para 18,4%, as vendas ficarão no mesmo patamar e apenas 4,1% acreditam em queda nas vendas, sempre na comparação ao ano anterior.
“Estamos otimistas. A Páscoa de 2011 tem tudo para ser ainda mais farta do que foi a de 2010. Destaque para o bacalhau e peixes em geral, cujas encomendas dos supermercadistas junto aos fornecedores cresceram acima de 10%.”, comenta o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda junto aos fornecedores: bacalhau (11,8%), peixes em geral (11,7%), ovos de Páscoa (9,7%), refrigerantes e cervejas (8%), azeite (7,8%), chocolates em geral (6,7%), vinhos nacionais (6%), importados em geral (5,8%), vinhos importados (5%) e colomba pascal (3,7%).
Na comparação de preços com a Páscoa de 2010, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, tendo as cervejas apresentado maior alta (10%), seguidas por refrigerantes (8,4%), peixes em geral (6%), ovos de páscoa (5,7%), chocolates em geral (5,5%), vinhos nacionais (4,8%) e colomba pascal (3,8%). Os produtos importados pesquisados também apontam alta, tendo importados em geral (2,3%), vinhos importados (2%), bacalhau (1,4%) e azeite (0,3%).