Ontem, durante o Seminário "Sacolas Plásticas e o Consumidor: Desafios e Estratégias 2011/2015", a Abras - Associação Brasileira de Supermercados lançou o Plano Abras de Ação Sustentável, em parceria com o MMA - Ministério do Meio Ambiente. Uma de suas principais metas é reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015; mas, até 2013, a associação vislumbra a redução de 30% desse tipo de sacolas.
Sussumu Honda, presidente da Abras, destacou a importância da participação do consumidor. “Ela é decisiva nesse processo para que possamos atingir nossa meta”, revelando satisfação ao apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pela associação. "Hoje vendemos muito mais e ao mesmo tempo conseguimos reduzir em quase 22% o uso de sacolas, se comparados os índices de 2007 e 2010: foram 17,9 bilhões de sacolas em 2007, contra 14 bilhões em 2010". A mesma pesquisa ainda aponta que as questões ligadas à preservação do meio ambiente são a segunda maior preocupação de mais da metade dos brasileiros (53%) e que 18,6% dos consumidores já usam sacolas plásticas retornáveis.
Durante esse encontro, o MMA ainda lançou três cartilhas - organizadas pelo próprio ministério, com colaboração da Abras - para orientar cidadãos, empresas, instituições públicas e gestores municipais na organização de campanhas de uso consciente de sacolas plásticas (leia MMA lança cartilhas de orientação). Em breve, elas estarão disponíveis nos sites do MMA e da Abras, para download. Honda afirmou que tais publicações também são imprescindíveis para o sucesso do Plano, e Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, completou: "Podemos celebrar este dia emblemático. O Governo faz a campanha, mas sem a parceria com a Abras não chegaríamos a resultados tão significativos".
Veículo: Planeta Sustentável