Abras lança Plano de Ação Sustentável

Leia em 1min 30s

Ontem, durante o Seminário "Sacolas Plásticas e o Consumidor: Desafios e Estratégias 2011/2015", a Abras - Associação Brasileira de Supermercados lançou o Plano Abras de Ação Sustentável, em parceria com o MMA - Ministério do Meio Ambiente. Uma de suas principais metas é reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015; mas, até 2013, a associação vislumbra a redução de 30% desse tipo de sacolas.

 

Sussumu Honda, presidente da Abras, destacou a importância da participação do consumidor. “Ela é decisiva nesse processo para que possamos atingir nossa meta”, revelando satisfação ao apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pela associação. "Hoje vendemos muito mais e ao mesmo tempo conseguimos reduzir em quase 22% o uso de sacolas, se comparados os índices de 2007 e 2010: foram 17,9 bilhões de sacolas em 2007, contra 14 bilhões em 2010". A mesma pesquisa ainda aponta que as questões ligadas à preservação do meio ambiente são a segunda maior preocupação de mais da metade dos brasileiros (53%) e que 18,6% dos consumidores já usam sacolas plásticas retornáveis.

 

Durante esse encontro, o MMA ainda lançou três cartilhas - organizadas pelo próprio ministério, com colaboração da Abras - para orientar cidadãos, empresas, instituições públicas e gestores municipais na organização de campanhas de uso consciente de sacolas plásticas (leia MMA lança cartilhas de orientação). Em breve, elas estarão disponíveis nos sites do MMA e da Abras, para download. Honda afirmou que tais publicações também são imprescindíveis para o sucesso do Plano, e Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, completou: "Podemos celebrar este dia emblemático. O Governo faz a campanha, mas sem a parceria com a Abras não chegaríamos a resultados tão significativos".

 

Veículo: Planeta Sustentável


Veja também

Vendas no varejo em janeiro mostram demanda ainda forte

Conjuntura: Comércio de móveis e eletrodomésticos e de supermercados tem alta expressiva   O...

Veja mais
Consumidor terá que pagar R$ 0,19 por sacola plástica

Empresas arcavam com o custo da versão anterior.   Somente em 2010, a rede Carrefour comercializou 62 mil ...

Veja mais
Abras celebra pacto em prol da redução do uso de sacolas plásticas

Seminário Sacolas Plásticas e o Consumidor: Desafios e Estratégias 2011/2015 discute o tema na asso...

Veja mais
USP de Ribeirão lança primeiro MBA a distância

 A Universidade de São Paulo (USP), um dos principais centros de pesquisa do mundo e uma das mais prestigiad...

Veja mais
Supermercados venderam 3,68% mais em janeiro

As vendas reais nos supermercados cresceram 3,68% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano pa...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 3,68%

Alta ocorreu em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2010  As vendas reais do setor supermer...

Veja mais
Abras lança informativo com notícias jurídicas

As principais notícias jurídicas são destaques no Informativo Abras Jurídico, o mais novo bo...

Veja mais
Abras premiará "melhor gerente" com viagem

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) abriu as inscrições para o prêmio Mel...

Veja mais
Abras alerta para pressão sobre a carne

Entidade supermercadista defende a isenção de PIS/Cofins sobre o produto.   A Associaç&atild...

Veja mais