Meta é reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas em todo o País até 2015.
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, assinou nesta terça-feira, 15, na sede da entidade, em São Paulo, documento formalizando o Plano Abras de Ação Sustentável junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Uma das principais metas do plano é reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015. A associação também estabeleceu como meta a redução de 30% das sacolas até 2013.
A assinatura do documento ocorreu durante o seminário Sacolas Plásticas e o Consumidor: Desafios e Estratégias 2011/2015, com a participação de representantes do MMA. “A participação do consumidor é decisiva nesse processo para que possamos atingir nossa meta”, ressalta Honda. A preocupação do consumidor com o uso de sacolas plásticas já apresenta resultados segundo levantamento apresentado pelo dirigente. "Hoje vendemos muito mais e ao mesmo tempo conseguimos reduzir em quase 22% o uso de sacolas, se comparados os índices de 2007 e 2010", afirmou Honda durante sua apresentação que trouxe estudos sobre o uso de 17,9 bilhões de sacolas em 2007, contra 14 bilhões em 2010.
Sussumu também mostrou pesquisa que aponta as questões ligadas à preservação do meio ambiente como segunda maior preocupação para 53% dos brasileiros. O levantamento indica que 18,6% dos consumidores já usam sacolas plásticas retornáveis e aprovam seu uso.
Uma das ações para atingir os objetivos do plano foi o lançamento de três cartilhas elaboradas pelo MMA, com colaboração da Abras. As edições contam com orientações para organizar campanhas de uso consciente de sacolas plásticas para gestores municipais, instituições públicas e privadas e consumidores. O material estará disponível para download no site da Abras (www.abrasnet.com.br). "Podemos celebrar este dia emblemático. O Governo faz a campanha, mas sem a parceria com a Abras não chegaríamos a resultados tão significativos", destacou Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA.
Veículo: Revista Fator Brasil