21/08/2008 Por Wagner Hilário A Abras divulgou durante o Supermeeting Perdas e Lucratividade, em 21 de agosto, os resultados da pesquisa realizada pela entidade em parceria com o Provar/FIA, Felisoni & Associados. As perdas nos supermercados brasileiros representaram 2,15% do faturamento do setor em 2007 (de R$ 136,6 bilhões, segundo o Ranking Abras). As principais causas continuam sendo as quebras operacionais (42,3%), seguidas pelos furtos externos e internos (37,3%). A cesta de perecíveis representou 56% das perdas totais. Como resposta a tais resultados, a pesquisa detectou que 82,1% das empresas possuem área de prevenção, sendo que 75% delas ampliaram investimentos nos últimos dois anos. “Para os supermercadistas, prevenir perdas é algo crucial, pois elas impactam diretamente na lucratividade do segmento. Por sua vez, para a sociedade e para os consumidores, o manejo inadequado é um desperdício inadmissível”, alertou o presidente da Abras, Sussumu Honda.