Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidores. Diante dessa realidade, o Comitê Abras de Inovação e Tecnologia iniciou, em parceria com a GS1 Brasil, o processo de certificação dos códigos de barras, que têm como meta identificar os produtos que não podem ser lidos na primeira tentativa e solicitar a correção dos problemas pelos fornecedores (indústria).
O projeto piloto está sendo apoiado pelo Grupo Pão de Açúcar e desenvolvido na loja Extra- Morumbi. Já contribuíram também os supermercados Angeloni, D’ Avó e Y. Yamada, que cederam relatórios de produtos que apresentam erros de leitura. “Essas lojas utilizam tecnologias que apontam os produtos nos quais a operadora de check-out precisou digitar os números do código de barras”, explica o coordenador do comitê, Alain Winandy. “Vamos identificar os produtos com códigos com problemas e chamar os fornecedores para buscar uma solução.”
Após a identificação do problema pela GS1 Brasil, entidade oficial responsável pelo licenciamento da numeração do código de barras no País, o fornecedor recebe um laudo com as especificações das alterações necessárias e a entidade solicita a correção.
Mais informações sobre a certificação do código de barras, escreva para cit@abras.com.br