Alta ocorreu no mês de abril, em comparação ao mesmo mês de 2010. Índice de Volume apresenta crescimento de 3,7% nos primeiros quatro meses de 2011.
As vendas reais do setor supermercadista em abril de 2011 cresceram 13,60% em relação a abril de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com março deste ano, houve crescimento de 7,17%. No acumulado dos quatro primeiros meses, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,50%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 21% em abril em relação a abril de 2010 e alta de 8% sobre março deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros quatro meses de 2011, chega a 12,08%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
“O excepcional resultado das vendas de abril em relação ao mesmo mês do ano anterior se deveu à Páscoa, que em 2010 caiu em março. A Páscoa é considerada o segundo melhor momento de vendas para o setor, só perdendo para o Natal. O resultado de 13,60% corrobora a Pesquisa de Páscoa, levantada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, que apontava crescimento nas vendas de 10,6%”, comenta o presidente da Abras, Sussumu Honda.
AbrasMercado -Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,05%, em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 7,59%, passando de R$ 279,32, para R$ 300,52. No acumulado dos últimos doze meses, o AbrasMercado apresentou queda de 2,12%.
Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram: batata, com 28,04%; cebola, com 14,73%; feijão, com 5,27% e extrato de tomate, com 5,18%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -14,63%; açúcar, com -2,24%; farinha de mandioca, com -1,70% e queijo mussarela, com -1,56% .
Índice de Volume -De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro quadrimestre de 2010, crescimento de 3,7% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2010. O bom desempenho foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 8,4%, e perecíveis, com 7,8%. Também registraram crescimento as cestas de outros, que contém principalmente produtos de bazar, com 5,9%; bebidas não alcoólicas, com 3,5%; higiene e beleza, com 3,3%.
O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 1 e 4 check-outs, com 6,2%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, com 3,8% mudou a tendência apresentada em 2010, quando encerrou o ano com queda de -8,5%.
Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação aos quatro primeiros meses de 2010, o maior crescimento aconteceu na região Grande Rio de Janeiro, com 8,2%; seguida pela região que engloba Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 5,1%, região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), com 5,0%; Nordeste (Ceará até Bahia), com 4,0%; Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com XX%; Grande São Paulo, com 3,0%; interior e litoral de São Paulo, com 1,0%.
Veículo: Revista Fator Brasil