Por Roberto Carlessi
A SAP apresentou hoje, em São Paulo, a segunda edição do evento Desafios do Varejo, quando apresentou nova versão de software para gerenciamento de promoções, que se tornou prioridade global para a empresa.
Lançado nos Estados Unidos em janeiro deste ano, o Promotion Management for Retail foi concebido como ferramenta de TI (tecnologia de informação) destinado a contribuir para empresas varejistas crescerem em todos os canais de compra, com gerenciamento de promoções em um mercado cada vez mais competitivo, que busca soluções globais e diferenciadas para atender às demandas de todos os perfis de consumidores.
“O varejo brasileiro se destaca no mundo por ser um dos que mais se utilizam de promoções para alavancar vendas e precisa de soluções que permitam realizar a gestão das promoções de forma efetiva para manter ou ampliar a competitividade, a melhora da eficiência operacional, a redução contínua de custos, a diferenciação no atendimento e assegurar promoções sem falhas”, explicou o gerente de soluções para o varejo na SAP Brasil, Elia Chatah.
Além da apresentação da nova ferramenta SAP, a rede de lojas Marisa apresentou os resultados do uso de soluções fornecidas pela empresa para aprimorar o gerenciamento de todos os seus departamentos. Na loja de departamentos inglesa Harrods, a tecnologia SAP é utilizada não só como ferramenta de gerenciamento de todas as áreas da loja, mas também como instrumento para fidelizar clientes.
Durante o evento foram discutidas ainda as principais tendências mundiais do varejo, como o uso de celular para fazer compras, pagamentos e pesquisas em tempo real sobre produtos e marcas. O Grupo Pão de Açúcar mostrou o estágio em que se encontra o GPA Digital, que já utiliza redes sociais para incrementar suas vendas.