A Abras – Associação Brasileira de Supermercados divulgou hoje,(25/05), em entrevista à imprensa, concedida pelo presidente da entidade, Sussumu Honda, o desempenho das vendas no setor supermercadista no mês de abril.
As vendas reais do setor supermercadista em abril de 2011
cresceram 13,60% em relação a abril de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. Em comparação com março deste ano, houve crescimento, de 7,17%. No acumulado dos quatro primeiros meses, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,50%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE. Sussumu Honda, presidente da Abras, apresenta o índice de vendas do setor em abril, o volume acumulado nos quatro primeiros meses e o desempenho do índice Abrasmercado, em entrevista à imprensa.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 21% em abril em relação a abril de 2010 e alta de 8% sobre março deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros quatro meses de 2011, chega a 12,08%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
“As vendas de Páscoa superaram nossas expectativas. A pesquisa de Páscoa, levantada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apontava crescimento de 10,6% e o setor foi além, atingindo 13,60%. O aumento nas vendas em abril, em relação ao mesmo mês de 2010, foi resultado das vendas excepcionais da Páscoa. No ano passado, a data foi comemorada no mês de março”, explica o presidente da Abras, Sussumu Honda.
AbrasMercado
Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,05%, em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 7,59%, passando de R$ 279,32, para R$ 300,52.
Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram: batata, com 28,04%; cebola, com 14,73%; feijão, com 5,27% e extrato de tomate, com 5,18%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -14,63%; açúcar, com
-2,24%; farinha de mandioca, com -1,70% e queijo mussarela, com -1,56%
Índice de Volume
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro quadrimestre de 2010, crescimento de 3,7% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2010. O bom desempenho foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 8,4%, e perecíveis, com 7,8%. Também registraram crescimento as cestas de outros, que contém principalmente produtos de bazar, com 5,9%; bebidas não alcoólicas, com 3,5%; higiene e beleza, com 3,3%.
O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 1 e 4 check-outs, com 6,2%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, com 3,8% mudou a tendência apresentada em 2010, quando encerrou o ano com queda de -8,5%.
Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação aos quatro primeiros meses de 2010, o maior crescimento aconteceu na região Grande Rio de Janeiro, com 8,2%; seguida pela região que engloba Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 5,1%, região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), com 5,0%; Nordeste (Ceará até Bahia), com 4,0%; Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com XX%; Grande São Paulo, com 3,0%; interior e litoral de São Paulo, com 1,0%.
Fonte: Redação Portal Abras