Antes e depois de montar a empresa, endereços específicos auxiliam nos procedimentos. A atualização é sempre necessária, dizem os especialistas.
A internet se tornou instrumento fundamental para o empreendedor no País. Por meio da web, pode-se obter informações valiosas sobre como abrir o próprio negócio, conferir oportunidades regionais e saber o que deve ser melhorado na gestão e no marketing, ainda no primeiro ano. É possível ler até estudos exclusivos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre planos de negócios e conhecer as redes de franquias em expansão no mercado.
Tudo depende, porém, das fontes que o empreendedor vai consultar na internet. Para ajudá-lo nesta navegação, o Diário do Comércio colheu sugestões de especialistas do mundo dos negócios – o economista Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGVcenn), Rene José Rodrigues Fernandes e a consultora de negócios Ana Vecchi, da Vecchi & Ancona Estratégia e Gestão.
"Hoje, a internet oferece ao empreendedor uma primeira 'varrida' de informação, a busca inicial, mas é preciso depois estudar o negócio de maneira detalhada, visitar os locais comerciais e manter contato direto com as pessoas envolvidas no projeto", disse o economista Marcel Solimeo, alertando para os limites da internet. Solimeo destacou os sites do Sebrae nacional e os estaduais de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná, como bons instrumentos a favor do empreendedor.
O economista também recomenda o site da organização não governamental Endeavor, que traz inúmeras informações sobre o assunto e oferece até aulas por meio de vídeos. "O site da Endeavor é muito bom. Todos os anos apresenta pesquisa sobre o perfil dos empreendedores", acrescentou Solimeo.
Ele observou que o empresário, mesmo depois de abrir um negócio, deve continuar a fazer suas pesquisas na internet. Nesta nova fase, a atenção deve estar concentrada nas entidades representativas de seu setor. "Se o empreendedor abriu um mercadinho, deve visitar o portal da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) para ter informações importantes", disse Solimeo.
O coordenador de projetos do FGVcenn de São Paulo, Rene José Rodrigues Fernandes, também citou o site da Endeavor e acrescentou o Startupi.com.br e o internacional TechCrunch. Sobre esse endereço, explicou que "é um blog para quem quer estar atualizado sobre o que acontece em empreendedorismo e venture capital no Vale do Silício, na Califórnia".
Fernandes incluiu em sua relação o site do Centro de Empreendedorismo. "Lá está disponível, por exemplo, um roteiro para fazer planos de negócios de autoria do professor Marcelo Aidar."
A consultora de negócios Ana Vecchi indicou sites que normalmente ficam de fora das grandes listas. Ela citou o do banco Santander, que aborda discussões sobre empreendedorismo e ajuda o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas micro, pequenas e médias empresas. "Tudo por meio da visão de negócios de uma instituição financeira", destacou.
Ela recomendou também o portal HSM e o americano entrepreneur.com, que é uma referência nos Estados Unidos. "Nesse site, o empreendedor pode avaliar o que está surgindo de diferente nos Estados Unidos e procurar saber o que pode ser adaptado no Brasil, em termos de processos e estratégias."
Veículo: Diário do Comércio - SP