25/08/2008 Por Roberto Carlessi A primeira turma do MBA- Abras, primeiro curso do Brasil totalmente focado em supermercados, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a entidade nacional do setor, teve sua aula inaugural dia 22 de agosto, na sede da Associação, em São Paulo. A maioria dos 35 alunos do curso é composta por donos, executivos ou gerentes de supermercados e redes de pequeno e médio da capital paulista, do interior do estado, de Goiânia e do interior de Minas Gerais. As grandes redes também inscreveram gerentes e executivos das várias áreas que compõem a administração das empresas do segmento de varejo alimentar. Os alunos participaram de dinâmica de grupo aplicada por professores da FGV, que mostraram ser absolutamente necessário discutir as principais questões do setor e procurar soluções de sucesso para elas, com base na aplicação constante de conhecimentos atualizados e de troca de experiências. Dentre os alunos também estão profissionais de empresa de panificação, de etiquetas e de outras áreas voltadas para o suprimento de necessidades dos supermercados. Logo no início da aula o presidente da Abras, Sussumu Honda, enfatizou que o curso de MBA é mais uma iniciativa da Associação para cumprir sua missão de formar profissionais para acompanhar a frenética evolução do setor supermercadista no País. O coordenador do Centro de Excelência do Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVCev), professor Juracy Parente, destacou que o principal objetivo do curso é fornecer aos alunos informações e troca de experiências que os ajudem a avaliar alternativas para decidir, inovar e planejar com segurança o presente e o futuro de suas empresas ou daquelas que gerenciam. O superintendente da Abras, Tiaraju Pires, acrescentou que o MBA com grade voltada para as necessidades dos supermercados é uma resposta da Associação e da Fundação Getúlio Vargas à falta de cursos com esse perfil para o mercado brasileiro.