Honda enfatiza que o momento é propício para a reforma tributária
Os rumos da economia, a urgência da reforma tributária, a crise mundial de alimentos e os avanços do setor supermercadista brasileiro foram o enfoque da cerimônia de abertura da 42ª convenção Abras, realizada ontem (23/09), em São Paulo.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, destacou a boa fase econômica pela qual o País passa, com mercado interno forte, que tem dado sustentação ao crescimento da economia mesmo diante das turbulências internacionais. “Em 1998, o crescimento do PIB era quase nulo e havia déficit na balança comercial. Hoje, o País já mostra crescimento de 6%, após aumento de 5,4% no PIB do ano passado. O ciclo de crescimento, iniciado em 2003, registra expansão acumulada de 24,3% do PIB e o registro de superávits comerciais elevaram em muito as reservas internacionais e reduziram o passivo externo”, analisou Honda.
No entanto, segundo ele, é necessário se manter atento para que esse bom período se consolide. Honda aproveitou o evento para ressaltar que é hora de fazer a reforma tributária que tanto o País precisa e pede. “Uma reforma que simplifique o sistema atual, sem aumento de carga e que garanta ao consumidor saber o quanto está embutido de impostos nos produtos adquiridos por ele. Uma reforma que acabe de vez com os impostos dos itens da cesta básica”.
O presidente da Abras lembrou ainda da crise mundial de alimentos, que foi discutida pelo setor, no início desse mês, na Guatemala. “Este tema preocupa especialmente ao setor supermercadista pela sua responsabilidade no abastecimento da população”.