Paulo Bernardo: Crise do sistema financeiro americano já dura mais de um ano
O ministro do planejamento, orçamento e gestão, Paulo Bernardo da Silva, disse que o governo continua otimista quanto aos rumos do País, mesmo com a intensificação da crise internacional. O ministro esteve presente na abertura da 42ª Convenção Abras e tranqüilizou os empresários presentes quanto ao que a crise do sistema financeiro dos Estados Unidos pode provocar por aqui.
De acordo com ele, o problema já se estende por um ano e dois meses e não é possível mensurar o tamanho dele, que já teve um custo de US$ 1 trilhão e abalou a economia mundial. “Sabemos que ela pode limitar a demanda externa, a oferta de liquidez, mas o impacto sofrido pelo Brasil até agora foi o da oscilação na Bolsa de Valores. No ano passado crescemos 5,4% e este ano devemos superar este percentual e o nosso crescimento vem do consumo interno, com aumento de 16,3% nos investimentos”, afirmou.
Conforme relatou, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) já desembolsou R$ 80 bilhões para investimentos das empresas e a ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a de continuar emprestando à iniciativa privada.