David Sharpe fala dos transtornos que as rupturas podem causar à sua loja
Por Roberto Carlessi
Quando o cliente vai ao supermercado e não encontra o produto que procura, a loja perde vendas e pode até perder o cliente. Existem várias formas de evitar que as rupturas aconteçam, mas todas elas exigem trabalho metódico, árduo e específico para cada loja.
Estudos feitos pela Resposta Eficiente do Consumidor (ECR Europa) mostram que os itens em promoção ocupam o primeiro lugar no ranking dos principais fatores que geram ruptura nas lojas. Quando o produto é anunciado pela mídia e não é encontrado nas gôndolas, provoca sérios estragos na imagem e no índice de eficiência de vendas da loja.
“O cliente tem que encontrar nos supermercados os produtos certos nos lugares certos. As empresas precisam criar mecanismos eficazes para controlar perdas sem perder foco na rentabilidade”, resumiu David Sharpe, um dos maiores especialistas mundiais em perdas, em palestra feita na 42ª Convenção Abras, dia 25, em São Paulo.