Empresários brasileiros e estrangeiros na II Rodada de negócios da Abras
A II Rodada Internacional de Negócios, que acontece concomitantemente à Convenção Abras, durante os dias 24 e 25 de setembro, no WTC Hotel, teve a realização de quase 400 reuniões nos dois formatos do evento, ou seja no Projeto Comprador – em que supermercadistas internacionais compram de fornecedores nacionais, e no Projeto Vendedor, em que supermercadistas nacionais compram de fornecedores internacionais.
Segundo dados do departamento internacional da Abras há muitos negócios encaminhados entre as empresas brasileiras e as estrangeiras, de países da América Latina, Europa e África.
Dentre algumas negociações, está a da empresa Marjane Holding, que possui quatro hipermercados e 10 supermercados no Marrocos, e abre espaço para a comercialização de produtos brasileiros no País. De acordo com o executivo da Marjane, Said Bouchiba, o interesse gira em torno de carnes congeladas, cosméticos e até móveis para jardim.
Já a chilena Cencosud, que opera no Brasil com a rede G. Barbosa, mostrou-se bastante interessada nos produtos de higiene pessoal por conta da variedade de itens para cabelos, para pele e que não são encontrados no seu mercado local. Outra chilena, a D&S mostrou grande interesse na aquisição de commodities, como arroz e açúcar e nos produtos típicos, como sucos e geléias de frutas encontradas só no Brasil.
Várias outras redes supermercadistas da Guatemala, Espanha, Portugal, Paraguai, Argentina, México, Peru e outros países, já realizaram e encaminharam negócios com empresas fornecedoras nacionais. (a reportagem completa sobre a II Rodada Internacional de Negócios estará na edição de outubro de SuperHiper)