Telford: antes de pensar em fazer dos filhos empresários, é fundamental criá-los para que sejam pessoas independentes e capazes
Por Wagner Hilário
“Transparência, meritocracia e processo”. Para o consultor sênior da Owner Managed Business Institute (OMBI), Dana Telford, essas três palavras são essenciais para sucessão familiar, e foi com elas que abriu sua apresentação na 42ª Convenção Abras. “Não pode haver segredos sobre este assunto entre os parentes envolvidos, o sucessor precisa merecer com prova de capacidade e envolvimento o comando da empresa, e o sucedido deve desenhar um processo seguro para a transição”, disse Telford.
Em uma palestra repleta de exemplos de empresas familiares bem-sucedidas e mal-sucedidas em seus processos sucessórios, Telford enfatizou a importância de transmitir os valores e a história da família e da empresa para as novas gerações. Disse também que antes de pensar em fazer dos filhos empresários, é fundamental criá-los para que sejam pessoas independentes e capazes de realizarem seus sonhos com seus próprios esforços.