Abertura de capital e venda parcial da empresa foram amplamente discutidas como alternativas de crescimento
Por Wagner Hilário
A última atração da 42ª Convenção foi um painel sobre alternativas de crescimento para os supermercados, que contou com a participação do sócio de fusões e aquisições da consultoria Deloitte, Reinaldo Grasson de Oliveira, do vice-presidente do Banco Safra, João César Tourinho, e do diretor executivo da rede Sonda de supermercados, Roberto Moreno.
Os palestrantes falaram da conjuntura econômica global e das possibilidades para as empresas do setor nesse cenário. Apontaram a abertura de capital em bolsa, a venda parcial e a profissionalização da gestão como alternativas de geração de dividendos para serem investidos e trazerem crescimento para os supermercados.
Apesar das ressalvas, diante do momento difícil pelo qual passa a economia mundial, os palestrantes foram unânimes quanto ao otimismo em relação ao futuro do varejo brasileiro. Segundo eles, a tendência é cada vez mais pessoas ingressarem no mercado de consumo e numa faixa de renda que permitirá aos varejistas venderem itens de maior valor agregado.