Para Anderson, os indicativos de preço – placas de oferta, promoção, etc. – são mais determinantes para a compra de um item do que o preço
Por Wagner Hilário
O professor de marketing da Kellong School of Management, Eric Anderson, realizou uma das palestras mais polêmicas e reveladoras da 42ª Convenção Abras, a começar pela afirmação de que, para os supermercados, mais importante do que o preço são seus indicativos. “Os consumidores em sua maioria sabem pouco de preço. Estudos mostram que os indicativos – placas de oferta, promoção, liquidação ao lado do preço – são mais determinantes para a compra de um item do que o preço.”
Segundo Anderson, precificação e gestão de indicativos de preços não podem depender da sensibilidade do gerente ou do proprietário, devem ser tratados como e com ciência. O palestrante afirmou que é preciso pesquisar o comportamento dos consumidores, medir a eficiência das práticas adotadas e preparar um plano viável para melhorar a gestão dos preços e de seus indicativos. Uma das pesquisas apresentadas por Anderson revelou que promoções e ofertas costumam trazer mais retorno quando se restringem a 30% dos itens de uma categoria, nem mais nem menos