Plástico reciclado de embalagens longa-vida é utilizado na fabricação de cerdas para vassouras e escovas para limpeza doméstica.
Por Roberto Carlessi
Comitiva da Abras formada pelo superintendente Tiaraju Pires, o gerente comercial, Mássimo di Marco; o gerente da Fundação Abras, Marcos Manéa, e a executiva de contas Érika Barioni, visitou no dia 6 de outubro a unidade industrial da Klabin Embalagens, em Piracicaba (SP), convidados pela diretora de comunicação da Tetra Pak, Elisa Prado. Nessa unidade, a Klabin recicla embalagens longa vida utilizando tecnologia criada e patenteada pela Tetra Pak, chamada a Plasma, que trabalha com o processamento do composto de plástico/alumínio em um forno de plasma. Nesse processo o plástico se quebra em moléculas e se transforma em parafina, e o alumínio se funde, tornando-se novamente matéria-prima pura. Na Klabin, a comitiva visitou a área da fábrica que separa fibras de papelão e plástico das embalagens Tetra Pak, com uso de outra tecnologia. Depois de recicladas, essas matérias-primas são utilizadas por empresas de diversos segmentos, como fabricantes de vassouras, peças plásticas, coletores, canetas e outras.
Durante a viagem, a comitiva também conheceu o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) de Campinas, que desenvolve trabalho de coleta seletiva de resíduos sólidos. O coordenador setorial de coleta seletiva da DLU, engenheiro Fábio Gonzaga Cardoso, disse que o volume de resíduos sólidos de Campinas destinados à reciclagem tem potencial para aumentar muito com a formação de parcerias com supermercados da cidade, que poderiam criar pontos de recebimento de embalagens que seriam abastecidos pelos clientes das lojas.
“No ano passado a Tetra Pak produziu 9,2 bilhões de embalagens longa vida no Brasil e atualmente recicla 26% desse total. Esse percentual deverá chegar a 50% nos próximos três anos”, informou Elisa. Depois da visita à Klabin, a comitiva visitou uma fábrica de vassouras e escovas para limpeza doméstica que utiliza plástico e alumínio reciclados provenientes de embalagens Tetra Pak.