Sussumu: “Supermercados têm muito trabalho a desenvolver no País, mas incentivamos o intercâmbio de negócios como parceiros da Apex”
As alternativas viáveis para que as empresas do Brasil estejam presentes em mercados externos foram discutidas no 1º Encontro Nacional de Comércio e Serviço (Encoserv), realizado em São Paulo nesta segunda-feira (13/10).
Dentre os presentes, o diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil, Mauricio Borges, falou sobre a infra-estrutura oferecida às empresas para realizar negócios no exterior. Borges enfatizou que antes de oferecer produtos e serviços de qualidade é preciso vender a marca Brasil lá fora, para depois vender o setor em que as empresas estão inseridas e a marca da empresa. “Todas as nossas estratégias giram em torno desses pontos.” Outro participante que concordou com a colocação de Borges sobre o assunto foi o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Artur Grynbaum, que mostrou alguns números da atividade no exterior. “Temos 1,2 mil marcas no País. Juntas, elas faturaram US$ 46 bilhões em 2007 e agora devem fechar o ano com 17% a mais. Dessas empresas, 54 marcas brasileiras atuam no exterior em 40 países”, disse.
No entanto, Grynbaum falou sobre algumas necessidades para entrar em outros mercados, como ter informação e capacitação, inteligência comercial, taxas específicas, desburocratização e entender qual a imagem que o Brasil quer ter lá fora. E enfatizou que é preciso algo mais do que ser o país do futebol, carnaval e das commodities.
Os trabalhos da manhã foram finalizados com a participação do presidente da Abras, Sussumu Honda, que apresentou os números do setor no País e disse que os supermercados brasileiros não estão presentes em outras nações porque ainda há muito espaço para trabalhar no Brasil. Sussumu destacou que os trabalhos da Abras voltados à internacionalização estão em promover as empresas fornecedoras lá fora, como ocorreu com a II Rodada Internacional de Negócios, realizada em São Paulo nos últimos dias 23 e 24 de setembro, que reuniram mais de 80 empresas, entre supermercadistas de 15 países e fornecedores nacionais e também supermercadistas nacionais com fornecedores estrangeiros.
“Seguimos nesta linha, tanto que para o próximo ano assinamos um acordo com a Apex para a realização da III Rodada e com novo foco na promoção de equipamentos e tecnologias também”.