Por Marlucy Lukianocenko, de Paris
As principais inovações no mercado de alimentação mundial mostram que as empresas estão cada vez mais sintonizadas com os novos conceitos e modo de vida. Os produtos apresentados durante o Salão Internacional de Alimentação (Sial) nesta semana em Paris, França, atendem a demandas específicas.
A empresa XTC, de inteligência de mercado, analisou 250 itens apresentados no espaço de Tendências & Inovações e detectou que estão estabelecidos em cinco grandes grupos, nos conceitos de proporcionar prazer, saudabilidade, manutenção da boa forma, conveniência e serem éticos.
Os produtos foram lançados entre janeiro e dezembro de 2007. Dentre os segmentos que mais se destacaram em inovação na América Latina estão as bebidas, com 12,7%; laticínios, com 7,5%; cereais, com 7,3%, e congelados, com 6,1%. Na Europa, o destaque ficou para os laticínios, com 10,6%, e na América do Norte os produtos congelados, com 13,1%.
A Sadia participa do espaço Tendência & Inovações com os produtos Qualy Light sabores presunto e queijo e os hambúrgueres grelhados de carne bovina e de frango.