1º Encoserv: rumo à política de desenvolvimento do comércio e serviços no Brasil

Leia em 2min 10s

Por Wagner Hilário

 

Ao fim do 1º Encoserv – Encontro Nacional de Comércio e Serviços ficou a certeza de que o evento atingiu seu propósito: formalizar os pressupostos para a criação de uma política de desenvolvimento do comércio e serviços no País. O último painel do evento, O Futuro do Comércio e Serviços no Brasil, contou com a participação do presidente da Abras, Sussumu Honda; do secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Edson Lupatini e do diretor-executivo do Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV) Emerson Kapaz. 

 

O primeiro a falar foi Sussumu Honda. Além de enfatizar a necessidade de os órgãos públicos reconhecerem o comércio e os serviços como setores tão representativos à economia quanto à indústria, destacou que o segmento supermercadista precisa ser regulamentado como atividade específica. “Hoje, os supermercados são considerados juridicamente varejo de gênero alimentício, embora todos, em especial a população, saibam que o auto-serviço é mais do que comércio de alimentos”, disse.

 

Sussumu afirmou que a partir de uma clara regulamentação o segmento poderá organizar sindicatos e atuar política e socialmente de forma mais sólida e efetiva. 

 

Depois foi a vez de Kapaz, do IDV, que fez um balanço do encontro e formalizou os pressupostos que alicerçarão a política de desenvolvimento do comércio e serviços no País. “Em primeiro ligar, é preciso visão de longo prazo: é urgente que o setor se articule como Governo (Federal) para planejar seu crescimento para os próximos 5, 10 e 15 anos, preparando políticas que possam sustentar esse crescimento.”

 

Kapaz falou ainda da importância da integração da cadeia produtiva. A necessidade de reduzir a informalidade, de se criarem formas de abastecer o setor com crédito, de estimular os pequenos e médios, de reduzir o ônus tributário e trabalhista e de coadunar crescimento, práticas de governança, como a transparência administrativa, e sustentabilidade foram outros pressupostos levantados por Kapaz.

 

Ao fim, coube ao secretário do MDIC, Edson Lupatini, dizer que aquele encontro era um momento especial, que o enchia de satisfação e mostrava o amadurecimento do empresariado brasileiro. A resposta a tal demonstração de maturidade seria o compromisso do governo de em poucos dias criar o primeiro esboço de uma política de Comércio e Serviços, a exemplo da política industrial brasileira, tomando como base, as linhas gerais propostas neste Encontro.

 

VEJA A PROPOSTA INICIAL DA  POLÍTICA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS. Clique aqui!

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais