Por Wagner Hilário
A 4ª Consuper – Convenção Paraibana de Supermercados, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro na capital João Pessoa, cresceu significativamente em relação à última edição e, para muitos visitantes e expositores, se consolidou como o maior evento de negócios do estado. Em área de exposição, a feira cresceu 30%, saindo de 3,2 mil metros quadrados em 2007 para 4,1 mil metros quadrados em 2008. O número de indústrias participantes também aumentou, em torno de 20%, segundo o superintendente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Damião Evangelista.
“Melhoramos o ‘mix’ de expositores, com empresas de vendas de caminhão, de equipamentos para processamento de produtos e até gráficas. Neste ano temos um frigorífico e indústria de feijão entre os expositores, o que não tínhamos no ano passado”, explica. Evangelista diz que a 4ª Consuper contou com mais de 70 expositores – em grande parte representantes comerciais e distribuidores –, enquanto em 2007 esse número ficou na faixa dos 50.
Em termos de visitantes, a expansão foi igualmente representativa: aproximadamente 6,5 mil pessoas passaram pela feira, mais do que no ano passado, quando não mais do que 5 mil compareceram. “Contudo, mais importante do que a quantidade de pessoas presentes é a qualidade dos visitantes, e posso lhe assegurar que quem veio ao evento neste ano veio disposto a fazer negócio, ao menos é o que me tem dito a maioria dos expositores.” Evangelista ainda lembra que a feira traz supermercadistas de toda a Paraíba e também do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
À força do evento, corroborou a presença, na cerimônia de abertura, do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, que destacou o crescimento da economia nordestina nos últimos, em que se insere com inegável relevância a Paraíba, e em particular a evolução da feira, que contribui não apenas para a economia de João Pessoa, mas também para todo o estado e, por conseguinte, o Nordeste.
O evento também contou com quatro palestras cujo propósito foi fomentar conhecimento em áreas estratégicas da atividade supermercadista, no caso: prevenção de perdas, gestão de mix com vistas à lucratividade, nota fiscal eletrônica e linhas de financiamento concedidas pelo Banco do Nordeste aos supermercados.