Por Roberto Carlessi
Termina hoje, 30 de outubro, curso da Escola Nacional de Supermercados (ENS), da Fundação Abras, iniciado no dia 19. Com duração de 80 horas/aula, formou oito multiplicadores do Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat), de São Paulo, que representam o Instituto Kairós, a Obra Social São Benedito, o Lar Fabiano de Cristo e a Artecal.
Cada multiplicador vai ministrar para 30 jovens de sua comunidade curso de formação de mão-de-obra que inclui as disciplinas Varejo de Auto-Serviço, Hortifrúti, Eliminação de Desperdícios e Perdas, Carnes, Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho, Frios e Laticínios, Padaria e Confeitaria, Empacotamento de Mercadorias, Operação de Check-out, Marketing e Merchandising no PDV, Armazenagem e Reposição de Mercadorias e Atendimento ao Cliente.
Este curso vai formar jovens na faixa dos 16 aos 24 anos que estejam cursando ou já concluíram o segundo grau. Com cinco meses de duração, será dividido em dois módulos de 200 horas. Cada aluno vai receber uma bolsa mensal de R$ 120,00 e deverá cumprir pelo menos 25 horas de trabalho voluntário indicado pela instituição que representa a sua comunidade. Todo o material didático do curso será fornecido pelo Ceat.