Por Wagner Hilário
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou hoje, por meio de entrevista coletiva concedida pelo presidente da entidade Sussumu Honda, o desempenho de vendas do setor no acumulado até outubro. Os dados surpreenderam, com 9,19% de expansão, ainda mais considerando o momento de crise vivido pela economia internacional e que já começa a atingir alguns setores no Brasil, como o imobiliário e o automobilístico.
Os números divulgados ainda dão conta de uma expansão nominal de 15,3% nas vendas do setor no período. Na comparação mês a mês, o incremento real de receita verificado de setembro deste ano para outubro foi de 6,62%. Quando a comparação é feita entre outubro de 2008 e de 2007, o crescimento real é de 11,48%.
Em face de tais resultados, Sussumu se mostrou bastante otimista quanto ao fechamento do ano. A expectativa é de que as vendas cheguem ao fim de 2008 com 10% de crescimento; isso já considerando o Natal e baseando-se em pesquisa com supermercadistas, realizada pelo departamento de economia da Abras. Eles apontaram que as vendas devem crescer 14% nas semanas do Natal e Ano Novo, em relação ao mesmo período de 2007.
Sobre as razões para o desempenho e as estimativas otimistas em 2008, Sussumu enfatizou o aumento significativo da massa salarial até outubro, pouco mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “Nosso setor depende quase que com exclusividade da renda dos consumidores. O que determina ganho ou perda de vendas para os supermercados é a renda e não tanto o crédito, como ocorre em outros negócios. Aliás, a crise internacional atingiu principalmente o crédito, ao menos num primeiro momento”, argumentou o presidente da entidade.
Ele ainda fez questão de frisar que o aumento dos preços dos alimentos e de outros itens básicos influenciou, e muito, o resultado no acumulado do ano. O índice AbrasMercado, que mensura essencialmente a variação média dos preços dos produtos alimentares vendidos em supermercados, dá conta de um aumento de preços superior a 11% no acumulado de janeiro a outubro de 2008, enquanto a variação no mesmo período do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 5,23%.