A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está mobilizando as entidades estaduais e os supermercadistas para arrecadarem doações, como gêneros de primeira necessidade, alimentos não-perecíveis, agasalhos, água engarrafada, etc. para serem enviadas às áreas atingidas pelas chuvas torrenciais que atingiram o estado de Santa Catarina.
Foram mais de 50 dias de chuvas que deixaram o triste saldo de 78 mil desabrigados nas cidades de Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Brusque e outras, além de 99 mortos e 18 pessoas desaparecidas, segundo o último boletim da Defesa Civil.
Diante desta situação, que é uma das piores catástrofes já ocorridas no estado, a Abras solicitou às 27 entidades estaduais que mobilizem as empresas de seus estados e se tornem ponto de apoio e de informações para os doadores.
Além disso, em uma ação conjunta entre Abras e Associação Catarinense de Supermercados (Acats) será prestado auxílio psicológico às vítimas, por meio do Instituto Foccus, que tem o dr. Othon Vieira e a dra. Claudia Sodré como especialistas em tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Essa especialidade médico-psicológica busca a compreensão e o tratamento de pessoas que passaram por episódios traumáticos, como, por exemplo, parentes de vítimas de acidentes aéreos, pessoas que sofreram violências ou tiveram mudanças bruscas em suas vidas decorrentes de catástrofes, como a de Santa Catarina.
As empresas supermercadistas próximas às regiões afetadas se propuseram a servir de áreas de apoio para a realização dos trabalhos.
Mais informações sobre os procedimentos para fazer doações podem ser obtidas com Aguinaldo Marques, gestor da Abras, pelo e-mail: mobilizacaosc@abras.com.br,
ou com Marisa Zandavalli, assessora executiva da Acats, pelo e-mail: acats@acats.com.br