Por Marlucy Lukianocenko
Na próxima segunda-feira (8/12) o Grupo Pão de Açúcar inova e abre sua primeira unidade dentro do conceito “power center”, ou seja, dois formatos diferenciados de loja em um só local, o Assai Atacadista e o Hipermercado Extra. A loja é a 23ª da bandeira Assai e consumiu investimentos da ordem de R$ 6 milhões.
A região escolhida foi a zona sul de São Paulo, na Av. João Dias, onde já há a operação de um Hipermercado Extra, o que permitirá o fortalecimento da bandeira Assai e conjuga uma área de grande concentração populacional e de transformadores, segundo o vice-presidente comercial de operações do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco. “A experiência de varejo somada à de atacado poderá facilitar a vida dos clientes. Eles poderão comprar itens básicos no Assai e complementar toda a solução e serviços, especialmente de não-alimentos, no Extra”, explicou.
A área de vendas do “power center” ocupará 10 mil metros quadrados, sendo 6 mil do Extra e 4 mil do Assai. Juntas, elas terão 1,28 mil vagas de estacionamento. O vice-presidente do grupo destacou que a estratégia de operar dois formatos – um ao lado do outro, dividido apenas por uma parede de vidro em sua área interna – exigiu critérios minuciosos na escolha do sortimento, ajustada pela política de preço e pelo maior reforço no posicionamento e na comunicação dos diferenciais de cada rede.
O Assai Atacadista foi adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar em novembro de 2007, com 14 lojas. Neste ano, foram investidos R$ 90 milhões em sua expansão, com a abertura de mais 14 unidades. Cinco delas serão inauguradas antes deste Natal, ou seja, nas próximas semanas. A empresa não revelou os locais, mas algumas dessas inaugurações deverão ser feitas em outros estados.
Na semana passada foi aberta uma unidade Assai em Caraguatatuba, litoral paulista, e em novembro a bandeira estreou em Fortaleza, Ceará.