Publicação da Abras faz radiografia do setor supermercadista

Leia em 2min 10s

Estatísticas regionalizadas mostram que Sudeste continua líder

nacional, mas Norte e Nordeste ganham destaque

 

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lança a terceira edição da sua publicação anual Panorama SuperHiper. Além de compilar e atualizar as estatísticas do setor da última década, a publicação agrega análises que equivalem a uma radiografia do mercado, englobando ainda o perfil do consumidor brasileiro e um especial sobre a América Latina. “O Panorama SuperHiper é uma espécie de bíblia do nosso setor, pois traz em um só volume análises e estatísticas sobre a evolução dos supermercados no Brasil e no Mundo,  afirma a assessora de comunicação da entidade, Susana Ferraz, editora da publicação.  

 

“É um enorme acervo de dados, que deve ser consultado pelos supermercadistas o ano inteiro”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda. O anuário sistematiza em quadros comparativos os dados das pesquisas realizadas pela Abras e seus parceiros (Nielsen, LatinPanel e GfK Indicator) ao longo dos últimos dez anos (evolução histórica do Índice de Vendas, do Volume de Vendas e do faturamento das empresas, entre outros).

 

O Panorama traz informações detalhadas do mercado em cada Estado da Federação, cujos dados são analisados à luz das estatísticas de desemprego, evolução do salário mínimo, taxa de câmbio, evolução do PIB e IDH, entre outros.

 

Confira as principais análises do Panorama SuperHiper:

 

Baixa concentração – a concentração do mercado no auto-serviço brasileiro ainda é relativamente pequena. As três maiores empresas detiveram, em 2007, 38,9% do faturamento do setor, índice que sobe a 41,5% quando se analisam as cinco maiores do setor. Na Europa, a concentração chega a 86,3% (Suíça). Nos EUA, a 51%.

 

Norte-Nordeste surpreende – o Sudeste continua liderando o faturamento, mas chama atenção o crescimento do Norte-Nordeste, que já ultrapassou o da a região Sul. O Norte-Nordeste atingiu 19,6% do faturamento nacional do setor, ante 19,4% do Sul. O Bolsa-Família contribuiu fortemente para esse cenário. “Pelos dados do Panorama SuperHiper, de um total de R$ 8,9 bilhões repassados em 2007, o Nordeste recebeu R$ 4,7 bilhões em benefícios, que variam de R$ 18 a R$ 112. A bolsa representa um acréscimo de renda de 58% para as famílias do Nordeste”, avalia Sussumu Honda.

 

Tíquete médio – as regiões Norte e Nordeste tiveram os maiores resultados em relação ao tíquete médio. As regiões atingiram R$ 32,5 em agosto e R$ 24,8 em setembro de 2008. O menor tíquete foi encontrado no maior mercado do País, a Grande São Paulo (R$ 16).


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais