Posse oficial da diretoria e crise financeira são destaques da 1ª. reunião ordinária em 2009

Leia em 2min

Nova diretoria toma posse e assiste às palestras sobre crise e perspectivas 2009
 
5359
Dallari explica origem e influência da crise financeira no mercado nacional
 
5466
Fátima faz retrospectiva sobre o comportamento dos consumidores e apresenta estudo sobre a reação das famílias perante a crise
A Associação Brasileira de Supermercados realizou ontem (21/01) a posse oficial de sua diretoria reeleita para o biênio 2009/2010, que mantém à sua frente o presidente Sussumu Honda. Na ocasião foi realizada a primeira reunião ordinária de diretoria neste ano, que além de tratar dos assuntos internos da entidade e discutir ações para o exercício, teve duas importantes apresentações sobre os desdobramentos da crise mundial financeira e seus efeitos.

O Consultor de economia da Abras José Milton Dallari abordou os aspectos macroeconômicos da crise. Dallari elucidou aos presentes toda a sua gênese e trajetória, definindo desde o que são os derivativos (ativos financeiros que derivam integral ou parcialmente do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria) tão comentados pela imprensa e especialistas quando abordam o assunto até o estouro da crise, passando pelas suas interpretações.

Ele também destacou o impacto dos acontecimentos relacionados à crise para todos os agentes: empresas,instituições financeiras, Banco Central e consumidores no Brasil, dando assim, diversas dicas aos supermercadistas e representantes do setor sobre como agir diante deste novo cenário.

Para complementar, a diretora de Retail & Shopper Insights da LatinPanel Brasil, Fátima Merlin, fez uma abordagem detalhada sobre o “Consumidor diante da crise”.  Ela falou sobre o comportamento do consumidor, nos anos de 2005 a 2008, mostrando como foi o gasto das famílias por classe socioeconômica, qual foi o incremento da renda e endividamento no período, aumento de consumo, ascensão de classes D e E e seu impacto, principalmente para o setor supermercadista. Fátima finalizou sua apresentação com um estudo sobre a reação das famílias brasileiras frente à crise e as perspectivas para 2009.

Para os representantes do setor presentes, as explanações elucidaram bastante o cenário da crise e as informações servirão de ferramentas para a definição de suas próximas ações. As abordagens dos dois especialistas e suas dicas estarão relatadas na próxima edição da revista SuperHiper (fevereiro/2009). Aguardem!


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais