A Associação Brasileira de Supermercados realizou ontem (21/01) a posse oficial de sua diretoria reeleita para o biênio 2009/2010, que mantém à sua frente o presidente Sussumu Honda. Na ocasião foi realizada a primeira reunião ordinária de diretoria neste ano, que além de tratar dos assuntos internos da entidade e discutir ações para o exercício, teve duas importantes apresentações sobre os desdobramentos da crise mundial financeira e seus efeitos. Nova diretoria toma posse e assiste às palestras sobre crise e perspectivas 2009 Dallari explica origem e influência da crise financeira no mercado nacional Fátima faz retrospectiva sobre o comportamento dos consumidores e apresenta estudo sobre a reação das famílias perante a crise
O Consultor de economia da Abras José Milton Dallari abordou os aspectos macroeconômicos da crise. Dallari elucidou aos presentes toda a sua gênese e trajetória, definindo desde o que são os derivativos (ativos financeiros que derivam integral ou parcialmente do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria) tão comentados pela imprensa e especialistas quando abordam o assunto até o estouro da crise, passando pelas suas interpretações.
Ele também destacou o impacto dos acontecimentos relacionados à crise para todos os agentes: empresas,instituições financeiras, Banco Central e consumidores no Brasil, dando assim, diversas dicas aos supermercadistas e representantes do setor sobre como agir diante deste novo cenário.
Para complementar, a diretora de Retail & Shopper Insights da LatinPanel Brasil, Fátima Merlin, fez uma abordagem detalhada sobre o “Consumidor diante da crise”. Ela falou sobre o comportamento do consumidor, nos anos de 2005 a 2008, mostrando como foi o gasto das famílias por classe socioeconômica, qual foi o incremento da renda e endividamento no período, aumento de consumo, ascensão de classes D e E e seu impacto, principalmente para o setor supermercadista. Fátima finalizou sua apresentação com um estudo sobre a reação das famílias brasileiras frente à crise e as perspectivas para 2009.
Para os representantes do setor presentes, as explanações elucidaram bastante o cenário da crise e as informações servirão de ferramentas para a definição de suas próximas ações. As abordagens dos dois especialistas e suas dicas estarão relatadas na próxima edição da revista SuperHiper (fevereiro/2009). Aguardem!