Por Roberto Carlessi
A crise econômico-financeira mundial não deverá alterar os planos de investimento do setor supermercadista em 2009, principalmente aqueles destinados à ocupação de novos territórios, diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
O crescimento real das vendas em 2007 (5,92%) e 2008 (8,98%) gerou forte expectativa de expansão, especialmente em redes e lojas de pequeno e médio porte, alavancadas pelo aumento de vendas gerado por ganhos reais dos salários, aumento da oferta de empregos e de políticas sociais do governo federal, que injetaram mais dinheiro principalmente nas economias do Nordeste e do Centro-Oeste do País.
A Abras estima que em 2008 o faturamento do autosserviço brasileiro chegue a R$ 150 bilhões, comparado com os R$ 136,3 bilhões de 2007 apontados pelo Ranking Abras do ano passado. “A tendência para 2009 é de estabilidade de preços, crescimento menor da economia e queda no volume de vendas de produtos alimentares de maior valor agregado, que têm preços mais elevados. Neste ano deverá aumentar a oferta de produtos com foco mais voltado para as classes C e D, principal base de consumo no País”, complementa Sussumu.