Por Roberto Carlessi
Inovar é palavra de ordem para a indústria de chocolates. Este ano, diz o diretor de comunicações da Abicab, Luis Felipe Rego, vários fabricantes desenvolveram tecnologias para esculpir verdadeiras obras de arte em chocolate, com formatos quadrados, retangulares, achatados, de bichinhos e personagens, bolas de futebol, os tradicionais formatos de coelho e outros.
Algumas empresas inovaram não só nas embalagens de seus produtos, mas também com a oferta de games e cards interativos para conquistar o consumidor mais jovem e as crianças. No que se refere a sabores, são muitas as opções à disposição do consumidor, tanto nas cascas quanto nos recheios.
Os principais destaques ficam para macadâmias, castanhas, amêndoas, avelãs, frutas secas e em calda e até cookies. “Há novidades também para pessoas com restrições de dieta, que poderão consumir produtos diet, light e até sem lactose, e os aficionados por chocolate amargo têm opção de comprar ovos com concentração de cacau superior a 50%. No que se refere a embalagens, muitas estampas foram modernizadas e alguns fabricantes passaram a utilizar materiais como acrílico e latas decoradas”, complementa o diretor.