Por Roberto Carlessi
No ano passado, as vendas da Reckitt Benckiser cresceram 40% no Brasil. Neste ano, a empresa vai investir em todo o seu portfólio de produtos mais de R$ 500 milhões, que serão destinados a lançamentos, promoções, pesquisas, tecnologia, comunicação e ações promocionais, diz o gerente de mídia Ricardo Monteiro.
Somente para a sua linha de alvejantes seguros (sem cloro) Vanish, a empresa vai investir R$ 60 milhões em campanha que contempla mídia impressa, ações em pontos-de-venda, TVs a cabo e aberta, revistas, jornais, cinemas, publieditoriais, eventos para o consumidor e demonstrações em pontos-de-venda com entrega de brindes. A campanha tem foco principalmente nas regiões Sudeste e Sul, com ações mais específicas no Nordeste e no Centro-Oeste.
O gerente de marketing Bruno Alves diz que a linha de produtos da empresa está presente em 360 mil pontos-de-venda no Brasil e que as embalagens de Vanish na faixa de 900 gramas até a recém-lançada de 3 litros estão direcionadas principalmente para os formatos supermercado e hipermercado. “Para os formatos de pequeno varejo, o foco são as embalagens de 230 gramas e sachês”, complementa.
Pesquisa apresentada pela multinacional inglesa no dia 17 mostra que as mulheres levam, em média, 60 segundos para descobrir manchas em cada peça de roupa que põem para lavar, o que, no final de uma semana, significa três horas de buscas e, em um ano, o tempo equivalente a uma semana. No Brasil, de acordo com a pesquisa, as mulheres lavam cerca de 7,2 bilhões de peças de roupas por ano e 40% delas têm cor branca, que ressalta a aparência das manchas.
As entrevistadas declararam que gostariam de aproveitar o tempo que poderiam economizar com esse afazer doméstico em atividades de lazer, maior frequência a academias e mais tempo para cuidar da própria beleza. Para reduzir esse esforço, a Reckitt utilizou nova tecnologia para desenvolver seu mais novo produto: Vanish Poder O2 Inteligente, que “procura” manchas e as neutraliza com a ação de enzimas especiais.