Por Roberto Carlessi
No Brasil, no final do ano passado o mercado de produtos lácteos frescos (PLF) cresceu 4,8% em volume e 7,9% em valor, com aumento de penetração da categoria de funcionais nas classes C, D e E, informou o responsável pela área de desenvolvimento e gestão de suprimentos da Danone, William Alves, em café da manhã realizado pela Associação Brasileira de Embalagem, Abre.
“O mercado brasileiro de iogurtes está bastante aquecido e em março cresceu quase 20% em volume, mas no País o consumo per capita desses produtos ainda é baixo (5,7 kg/habitante/ano), comparado com o de outros países. Na Argentina, por exemplo, é de 15 kg/habitante/ano”, informou Alves.
De olho no desempenho das vendas de PLF no Nordeste, que apresentam expressivo crescimento em volume, principalmente entre as classes C, D e E, a Danone vai construir uma fábrica no Ceará para atender toda a região. Alves acrescentou que aroma, textura e sabor são os principais impulsionadores de vendas desses produtos nos pontos-de-venda.