Por Roberto Carlessi
As vendas do setor supermercadista brasileiro, deflacionadas pelo IPCA, do IBGE, cresceram 4,16% comparadas com fevereiro do ano passado. Os dados são do Índice Nacional de Vendas, publicados mensalmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras e apresentados hoje, dia 26 de março, em coletiva de imprensa realizada na sede da Abras, em São Paulo.
Agora, no comparativo com janeiro deste ano, o índice de fevereiro registrou queda de 5,7% nas vendas. O presidente da Abras, Sussumu Honda, explicou que tradicionalmente fevereiro apresenta queda de vendas no comparativo com janeiro, por se tratar de um mês com menor número de dias.
“Mesmo assim, as vendas de fevereiro apresentaram resultado bastante expressivo e corroboram a tese de que o varejo de alimentos é um dos últimos setores da economia a sentir o efeito de crises econômicas”, complementou.
Agora, no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento real das vendas do setor supermercadista foi de 5,7%, sinalizando que deverá ser menos intenso que em 2008.