Por Roberto Carlessi
O diretor de Retail Service da Nielsen Brasil, João Carlos Lazzarini, mostrou em palestra realizada na sede da Abras ontem, 26 de março, durante o Supermeeting Líderes de Vendas, que as marcas líderes de produtos de diversas categorias com preço mais elevado mantiveram sua participação no mercado brasileiro no período de 2004 a 2009.
“Das quase 7 mil marcas que a Nielsen estuda em 200 categorias no Brasil, 2% delas são líderes em todo o País e várias delas têm liderança apenas em mercados regionais. Em 2004, um terço dessas marcas estava posicionado como de preço elevado, percentual que aumentou para 50% em 2008”, explicou Lazzarini.
No final do ano passado, em várias categorias houve desaceleração no consumo de produtos de preço mais elevado. “A queda das vendas em volume em produtos de diversas categorias ocorreu não por causa da crise financeira global, mas pela influência do comportamento dos preços das commodities. Os consumidores que deixam de comprar produtos de maior valor em períodos de crise, voltam a comprá-los quando se sentem mais seguros”, acrescentou Lazzarini.